Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O WhatsApp Web funciona com o celular longe ou desligado? Como conectar o WhatsApp no PC? É possível usar mais de uma conta ao mesmo tempo? Embora a versão do mensageiro para navegador seja bastante popular, é comum que os usuários tenham dúvidas sobre o funcionamento do serviço, que permite conversar com os contatos direto no PC. A seguir, confira quatro perguntas e respostas sobre a ferramenta e entenda a conexão do app do WhatsApp com o PC.

WhatsApp Web funciona longe do celular? Entenda conexão do app com o PC — Foto: Divulgação/WhatsApp

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona a conexão?

Para usar o WhatsApp Web, é preciso acessar o endereço web.whatsapp.com e escanear o QR Code com o leitor disponível no próprio aplicativo de mensagens. Assim que o mensageiro validar o código e fizer o pareamento, as conversas do celular serão espelhadas no navegador, da mesma forma que as mensagens trocadas no PC aparecerão no smartphone.

WhatsApp Web não pode ser usado com celular desligado — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Como o WhatsApp Web precisa de Internet para fazer essa sincronização, a sessão permanecerá ativa enquanto o celular do usuário estiver conectado à rede, seja por dados móveis ou por Wi-Fi. A distância entre os dispositivos não importa: o WhatsApp Web funciona com o celular longe, desde que o computador esteja autenticado pelo QR Code e logado corretamente, com uma conexão estável.

Posso usar mais de uma conta no WhatsApp Web?

Por padrão, o WhatsApp permite apenas uma conta aberta no navegador do PC. Entretanto, com alguns truques simples, como usar o modo de navegação anônimo, outros navegadores e até mesmo o aplicativo oficial do mensageiro para Windows 10 ou macOS, é possível burlar essa limitação e usar várias contas do WhatsApp no computador.

Por que não posso usar o WhatsApp Web sem o celular?

Como o WhatsApp requer um aparelho com conexão à Internet e bateria funcionando para rodar no computador, não é possível usar o WhatsApp Web com celular desligado. Ao contrário do Telegram, que utiliza armazenamento em nuvem, o mensageiro armazena o histórico de chats exclusivamente no cache do smartphone e, por isso, não pode dispensar a presença do dispositivo. Nesse sentido, vale ressaltar também que não há como entrar no WhatsApp pelo PC só com o número.

Telegram Web não requer autenticação via QR Code — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

O processo de conexão do Telegram ao seu cliente web também é diferente. Usuários do mensageiro devem informar o número do telefone cadastrado no app para receber um código, que deve ser inserido no site para ativar a conta no desktop e efetuar a sincronização. O Telegram Web tem acesso independente do celular, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem. Isso porque, embora mais prático, o login é menos seguro.

Dá pra usar o WhatsApp Web no celular?

Sim. É possível ativar a versão web do mensageiro no navegador mobile de outro celular. O procedimento é o mesmo: basta acessar web.whatsapp.com, escanear o código QR com a câmera do aparelho e começar a conversar.

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

Como entrar no WhatsApp Web? Veja dicas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo