Video game

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


O PlayStation 4 (PS4) ainda é o atual console da Sony, apesar de ter mais de cinco anos de mercado. O aparelho foi lançado em 2013 e, até hoje, recebe grandes jogos da produtora e também de estúdios parceiros, entre exclusivos e títulos menores. Porém, como o lançamento do PlayStation 5 (PS5) está previsto para 2020, os fãs começam a se questionar se ainda vale a pena comprar um videogame que já pode ser considerado “antigo” e que pode ficar defasado em alguns meses. Por isso, o TechTudo reuniu alguns prós e contras para ajudar nesta decisão.

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

PONTOS POSITIVOS

Uma enorme biblioteca de jogos

Em 2020, o PS4 conta com mais de dois mil jogos já lançados, um número extremamente elevado. É quase impossível que alguém tenha jogado todos eles, então o aparelho ainda tem muita oferta de games para quem quiser aproveitar. Vale lembrar que, com o lançamento do PS5, alguns títulos ainda devem chegar ao atual console, então este número tende a aumentar. Além disso, os usuários podem tirar proveito de promoções e games grátis da PS Plus.

Spider-Man é um dos jogos que só estão no PS4 — Foto: Divulgação/Sony Spider-Man é um dos jogos que só estão no PS4 — Foto: Divulgação/Sony

Spider-Man é um dos jogos que só estão no PS4 — Foto: Divulgação/Sony

Aposta em hardware seguro

Atualmente, o PS4 é considerado um hardware seguro, isto é, sem problemas de fábrica conhecidos ou sem grandes falhas. Por isso, é uma boa opção apostar no que é mais confiável. Não há garantias de que o PS5 terá bugs, quando for lançado, porém é comum que erros ocorram com consoles novos – dado o histórico de quase todos, no passado.

PS$ é um hardware conhecido — Foto: Divulgação/PlayStation PS$ é um hardware conhecido — Foto: Divulgação/PlayStation

PS$ é um hardware conhecido — Foto: Divulgação/PlayStation

Aproveitar acessórios

O PS4 também tem uma série de acessórios que podem aumentar a diversão de seus jogos. Há instrumentos de Rock Band, PS VR, controles PS Move, entre outros. Com exceção do PS VR, não existem garantias de que estes acessórios funcionarão no PS5, por isso é bom aproveitar enquanto puder, caso você tenha algum deles.

Acessório adiciona botões traseiros no controle do PS4 — Foto: Divulgação/Sony Acessório adiciona botões traseiros no controle do PS4 — Foto: Divulgação/Sony

Acessório adiciona botões traseiros no controle do PS4 — Foto: Divulgação/Sony

PONTOS NEGATIVOS

O preço não deve mudar

Não espere que o PlayStation 4 fique mais barato no mercado nacional e internacional após o lançamento do PS5 – ao menos não de imediato. Isso deve ocorrer, mas ainda vai demorar. Portanto, se deseja comprar o PS4, espere pagar pelo preço atual, que é a partir de US$ 300 nos Estados Unidos – o valor nas lojas brasileiras varia bastante, mas é comum encontrá-lo a partir de R$ 1,2 mil.

Preço do PS4 não deve cair — Foto: Divulgação/Sony Preço do PS4 não deve cair — Foto: Divulgação/Sony

Preço do PS4 não deve cair — Foto: Divulgação/Sony

Ficar atrasado é sempre ruim

Por mais que existam conselhos convincentes de que o PS4 ainda tem muitos games para serem aproveitados, ficar “para trás” é sempre ruim. Em especial por conta dos exclusivos que devem ser lançados no novo console da Sony. Se você ainda estiver com o aparelho atual, ficará sem poder jogar quando o PS5 chegar e é preciso ter ciência disso.

God of War: exclusivos sempre chamam a atenção — Foto: Divulgação/Playstation God of War: exclusivos sempre chamam a atenção — Foto: Divulgação/Playstation

God of War: exclusivos sempre chamam a atenção — Foto: Divulgação/Playstation

Defasado em relação à concorrência

Ainda que seja um excelente aparelho e com muitos títulos, o PS4 também é um console um pouco defasado em relação ao principal concorrente, o Xbox One – ao menos em termos de serviços. A Microsoft aposta forte em serviços como o Xbox Game Pass, que fornece jogos de maneira parecida com a Netflix, por um preço muito em conta. Não há nada tão similar no console da Sony, a não ser pelo PS Now, que tem valor mais elevado e não possui tanta variedade.

O Xbox Game Pass é conhecido como "Netflix dos jogos"  — Foto: Divulgação/Microsoft O Xbox Game Pass é conhecido como "Netflix dos jogos"  — Foto: Divulgação/Microsoft

O Xbox Game Pass é conhecido como "Netflix dos jogos" — Foto: Divulgação/Microsoft

Ainda vale a pena comprar o PS4? Opine no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo