Mapas e localização

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O artista Simon Weckert enganou o aplicativo de GPS Google Maps e criou um engarrafamento falso em um trecho de Berlim, segundo vídeo publicado no YouTube neste sábado (1). À medida que Weckert andava pelas ruas carregando 99 celulares de segunda mão em uma carroça, o percurso percorrido ficava vermelho no app, indicando a suposta ocorrência de engarrafamento no local.

A brincadeira foi possível porque o Google Maps identifica áreas de tráfego a partir da localização ativada no celular dos usuários. Quando muitas pessoas com o aplicativo estão no trânsito, as ruas dos mapas mudam de cor para sinalizar o engarrafamento das vias em determinado momento. Weckert, então, aproveitou esse mecanismo para pregar uma peça no serviço de mapas do Google e simular um trânsito com 99 "usuários" do app.

Usuário utiliza da ferramenta de verificação de trânsito para trollar o Google Maps — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A proposta do vídeo de Weckert foi alertar a falha do sistema para o Google Maps providenciar medidas e impedir a reprodução do ocorrido por alguém com má intenção. Em contato com o site de tecnologia 9to5Google, um porta-voz do Google informou que a empresa usará o caso para melhorar ainda mais o modo como o Maps lida com dados de tráfego.

A empresa também lembra que seus sistemas são atualizados constantemente a partir de várias fontes comprometidas em fornecer os mapas mais abrangentes e precisos possíveis. A companhia ainda reiterou que o sistema já pode distinguir carros e motocicletas em algumas regiões, mas não estava preparada para identificar carroças.

Aniversário de 15 anos

O Google Maps completa 15 anos no próximo sábado (8) e o aplicativo tem implementado vários recursos ao longo de sua trajetória. A ferramenta para verificar se o trânsito está livre ou engarrafado, por exemplo, começou a ser disponibilizada depois da compra do rival Waze pelo Google em 2013. Com o passar dos anos, funções como mapas offline, Live View e marcação de estacionamento também foram integradas no aplicativo.

Qual melhor app concorrente do Waze e Google Maps? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Mais do TechTudo