Mapas e localização

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O Google anunciou, nesta terça-feira (18), uma série de novidades no Google Maps e no Google Assistente que prometem facilitar a vida dos foliões no Carnaval 2020. Com o aplicativo de mapas para Android e iPhone (iOS), usuários poderão conferir os blocos de rua mais próximos e receber, em tempo real, alertas sobre as ruas interditadas durante a folia. Já assistente virtual foi programada para ajudar mulheres a denunciar situações de assédio. O app para celular fornecerá contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e da Polícia Militar.

Esta não é a primeira vez que o Google traz recursos especiais para o período de Carnaval. A novidade deste ano é que haverá uma maior cobertura do evento, com informações sobre mais de 3 mil blocos cadastrados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Para conferir os detalhes dos desfiles, basta dizer "Ok Google, falar com blocos de rua".

Carnaval 2020: Google Maps mostra blocos perto de você — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo Carnaval 2020: Google Maps mostra blocos perto de você — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo

Carnaval 2020: Google Maps mostra blocos perto de você — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além disso, o Google Maps enviará notificações para avisar, em tempo real, quais vias estarão fechadas durante os dias do feriado de Carnaval 2020 no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Também nessas capitais, o serviço de localização vai mostrar as alterações no itinerário das linhas de ônibus. Com isso, os foliões evitam atrasos, e quem não curte a festa popular consegue se programar para fugir de congestionamentos.

Carnaval livre de assédio

No período do Carnaval, muitas mulheres sofrem com situações de assédio e violência sexual durante as festas e blocos de rua. Por isso, o Google repetiu a parceria com a ONG Think Olga e trouxe uma ferramenta que ajuda a denunciar esses crimes.

Para ativar o recurso, basta falar "Ok Google, como reportar assédio sexual" para o aplicativo da assistente. A plataforma exibirá os contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e da Polícia Militar (190), além de indicar o site da Think Olga para mais informações sobre o tema.

Comandos divertidos de Carnaval

Google Assistente interage com bom humor durante o Carnaval 2020 — Foto: Divulgação/Google Google Assistente interage com bom humor durante o Carnaval 2020 — Foto: Divulgação/Google

Google Assistente interage com bom humor durante o Carnaval 2020 — Foto: Divulgação/Google

Além do combate ao assédio sexual, a Google Assistente também foi programada para responder a comandos divertidos. Os usuários podem pedir desde dicas de roupas para Carnaval até conselhos amorosos para superar a rejeição do crush.

Quem quiser puxar assunto com a inteligência artificial também pode fazer perguntas como "Bebeu água?", "Quais são seus planos pro Carnaval? e "Você assiste aos desfiles das escolas de samba?". Confira algumas sugestões de comandos a seguir:

  • Você gosta de Carnaval?
  • Bebeu água?
  • Quais são seus planos pro Carnaval?
  • Você assiste aos desfiles das escolas de samba?
  • Crie um enredo de escola de samba.
  • Crie um nome de bloco de Carnaval.
  • Me dá uma dica de fantasia pro Carnaval?
  • E se o crush não me quiser?

Google Trends a serviço do Carnaval

Google Trends exibirá tendências do Carnaval 2020 — Foto: Divulgação/Google Google Trends exibirá tendências do Carnaval 2020 — Foto: Divulgação/Google

Google Trends exibirá tendências do Carnaval 2020 — Foto: Divulgação/Google

Não sabe qual fantasia usar ou quer saber se o seu bloco ou escola do coração está com a popularidade em alta? O Google Trends, ferramenta de monitoramento de pesquisas na web, preparou uma página especial com as principais curiosidades dos brasileiros sobre a maior festa popular do país. Para conferir as informações, basta acessar a plataforma no Brasil e tocar em "Carnaval 2020".

Carnaval sem sair de casa

Carnaval 2020: festas de Recife e de Belo Horizonte serão transmitidas pelo Google — Foto: Divulgação/Google Carnaval 2020: festas de Recife e de Belo Horizonte serão transmitidas pelo Google — Foto: Divulgação/Google

Carnaval 2020: festas de Recife e de Belo Horizonte serão transmitidas pelo Google — Foto: Divulgação/Google

Durante os dias de Carnaval, as ruas ficam lotadas, o calor é intenso, e é preciso ter atenção redobrada à segurança. Se você gosta da folia, mas não tem toda essa disposição para curtir a festa, pode contar com a ajuda do Google. A busca do site exibirá notícias sobre os principais eventos carnavalescos em Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, além de transmitir cenas do Carnaval 2020.

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps está sempre ativo no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo