Celulares

Por Rodrigo Roddick, para o TechTudo


A empresa chinesa TCL pode apresentar um celular com tela deslizante em breve. Em imagens divulgadas pelo portal CNET, o smartphone apresenta tecnologia diferente dos dobráveis atuais como Motorola Razr, Galaxy Z Flip e Galaxy Fold. O telefone possui uma tela que se expande para a direita assumindo design que se assemelha a um tablet.

Segundo o site, ele seria exibido na feira de telecomunicações MWC, em Barcelona, mas o evento foi cancelado devido ao surto de coronavírus. O estilo do smartphone fechado lembra o Galaxy S10 Plus com uma câmera frontal dupla dentro da tela. Vale lembrar que a Xiaomi também registrou patentes de um aparelho capaz de expandir lateralmente com visual similar ao do Mate X, da Huawei.

TCL está trabalhando em smartphone com tela expansível — Foto: Reprodução/CNET

As fotos vazadas sugerem um mecanismo deslizante devido a alguns detalhes nos cantos que permitiriam a expansão ou retração do equipamento. Uma linha próxima à marca TCL na traseira que sugere onde o painel começaria a se expandir.

Nas imagens também é possível observar que o telefone possui uma câmera dupla em um furo dentro da tela, que não apresenta notch. Fechado, ele também não exibe bordas e seu painel é curvado como no Galaxy S10 Plus. Na traseira, ele vem com uma câmera quádrupla alinhada na vertical e posicionada no canto superior esquerdo.

Detalhe da parte traseira onde a tela se expande — Foto: Reprodução/CNET

Quando o telefone está aberto, a tela se expande para a lateral e se transforma em um painel maior como de um tablet. Dessa forma, as duas câmeras frontais permanecem para selfies e as quatro traseiras para as demais fotos. A CNET não detalhou especificações das câmeras nem da tela.

Algumas patentes já previram telefones com telas deslizantes. Elas descrevem um mecanismo de metal que enrola a tela no eixo ao fechar. E quando se abre, o painel se desenrola e se expande. Esta tecnologia parece ser a mesma empregada neste protótipo da TCL.

Esboço da Samsung revela gaveteiro e tela expandida — Foto: Reprodução/Samsung

Ainda não se sabe quando um smartphone desses virá a público. A própria TCL explicou na CES 2020 que trabalha em 30 projetos de telefones dobráveis e que pretende lançar um ainda este ano. Ela chegou até a apresentar um protótipo no evento. Portanto, a fabricante deve se concentrar neste segmento de celulares antes de lançar um celular inovador como sugere as imagens.

Com informações de CNET, The Verge e Engadget

Galaxy Z Flip: saiba tudo sobre o celular da Samsung

Galaxy Z Flip: saiba tudo sobre o celular da Samsung

Mais do TechTudo