Telefonia

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


A Anatel divulgou relatório que indica que cobrança indevida em conta é a principal reclamação dos consumidores contra o setor de telecomunicações no Brasil. O balanço tem como referência o índice de reclamações (IR) a cada mil assinantes – quanto maior o número, pior a avaliação. O órgão analisou queixas de telefonia móvel, fixa, TV por assinatura e internet banda larga.

No caso da telefonia fixa, a queda de sinal e a “cobrança após o cancelamento” estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O segmento que teve a pior avaliação foi o de internet banda larga, enquanto que a telefonia de celular foi o setor com o menor índice de reclamações.

Cobrança indevida é a principal reclamação — Foto: Reprodução/Anatel

Quando trata-se de TV por assinatura, que tem IR de 1,60, e telefonia celular, com 0,49, o topo das queixas tem como destaque a cobrança após cancelamento e a “cobrança de serviço ou plano não contratado.

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Para completar, a internet banda larga tem velocidade de conexão e cobrança após cancelamento como segunda e terceira maiores reivindicações. O IR da categoria ficou em 1,86, o maior índice dentre os setores avaliados. A TIM é a primeira no IR, com 8,40, número significantemente maior que do segundo colocado, a Sky, com 2,85.

De acordo com o site da agência, a Oi foi a companhia com o maior número de contestações na categoria telefonia fixa com a taxa de 1,69, enquanto a Sky lidera a lista no âmbito da TV por assinatura com 2,03. O IR de telefonia celular indica que a Nextel é a empresa com mais reclamações, com índice de 1,16.

Com informações da Anatel

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