Impressoras 3D

Por Gabrielli Damazio (colaboração) e Yuri Hildebrand (redação)


A Barry Callebaut anunciou que vai começar a oferecer chocolates feitos via impressão 3D por meio da marca de decoração Mona Lisa. De acordo com a fabricante belga, os produtos chegam primeiro a hotéis, restaurantes e grandes redes de café, além de chefs de cozinha. Com o novo processo, clientes podem criar o próprio design, formato e tamanho dos chocolates para usar em sobremesas, doces e bebidas quentes em geral. A primeira produção feita por meio do novo Mona Lisa 3D Studio é o Flor de Cacao, do chef Jordi Roca, que tem formato de cacau e pode ser servido com uma calda quente de chocolate.

Flor de Cacao é a primeira "obra" do Mona Lisa 3D Studio — Foto: Divulgação/Barry Callebeaut Group

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a empresa, foram necessários alguns anos de experimentos, em um processo que ficou mais rápido com o tempo. Agora, as impressoras 3D do Mona Lisa 3D Studio conseguem produzir milhares de unidades em um curto espaço de tempo. Após a personalização feita pelo cliente, uma equipe de designers transforma o produto em um protótipo digital, que pode ser reproduzido em larga escala.

Clientes da Barry Callebaut poderão criar chocolates personalizados; ideia é produzir doces em larga escala — Foto: Divulgação/Barry Callebaut Group

O grupo divulgou ainda um estudo recente que aponta o fato de que 70% dos consumidores buscam experimentar novidades relacionadas a chocolate. Além disso, a fabricante aponta que 6 a cada 10 dos consumidores interessados procuram compartilhar essas experiências nas redes sociais, o que aumenta a visibilidade dessas criações feitas em impressão 3D.

Vale lembrar que outras marcas já apostaram na produção de comida por meio desse processo, e o uso da tecnologia na indústria alimentícia também já é uma realidade. Além disso, impressoras desse tipo são responsáveis pela construção de casas, carros, motos, entre outras estruturas maiores.

Impressora 3D Stella 2: saiba tudo sobre o aparelho

Impressora 3D Stella 2: saiba tudo sobre o aparelho

Mais do TechTudo