Celulares

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Samsung está perto de lançar os sucessores dos celulares Galaxy S10 e Galaxy S10 Plus. Provavelmente denominados Galaxy S20 e Galaxy S20 Plus, os smartphones deverão ter a companhia da edição turbinada Galaxy S20 Ultra, com tela digna de tablet e mais memória RAM. Ao menos por ora estaria descartado um substituto para o Galaxy S10E. Nas linhas a seguir, saiba o que esperar do evento Unpacked, marcado para a próxima terça-feira (11) nos Estados Unidos. O TechTudo fará a cobertura ao vivo.

Após meses de vazamentos, já se sabe praticamente todos os detalhes sobre os aparelhos, desde o design similar ao da linha intermediária Galaxy A, passando pelo sistema Android 10 e conectividade 5G, até as principais especificações de processador, memória e câmeras.

Galaxy S20 virá em três versões, incluindo Ultra com 12 GB de RAM e câmera de 108 MP — Foto: Reprodução/Chris Smith (@chris_writes)

Tela maior e de 120 Hz

Os novos celulares deverão trazer telas ainda maiores que na geração passada. Comenta-se no mercado que os displays serão de 6,2 polegadas no Galaxy S20, de 6,7 polegadas no S20 Plus, e de 6,9 polegadas no S20 Ultra, o maior já visto num smartphone Samsung.

Eles manteriam a alta qualidade de imagem do S10, mas com taxa de atualização maior: em vez dos tradicionais 60 Hz, o painel seria de 120 Hz, assim como o Asus ROG Phone 2, considerado o smartphone Android mais poderoso de 2019. O principal benefício estaria na maior suavidade das animações, permitindo gráficos melhores em apps e jogos.

Reveja o lançamento da linha Galaxy S10

Reveja o lançamento da linha Galaxy S10

Câmera tripla ou quádrupla

O Galaxy S20 regular deverá trazer câmera tripla de 12 MP, repetindo a especificação do antecessor. Espera-se uma melhoria na lente teleobjetiva, dessa vez equipada com um sensor de 64 MP que permitiria maior zoom óptico. Já a câmera ultra wide, que captura em ângulo mais aberto, poderá cair de 16 MP para 12 MP. O Galaxy S20 Plus traria o mesmo conjunto, com a adição de um sensor 3D (ToF), dedicado ao modo retrato e apps de realidade aumentada.

A mudança mais drástica em termos de fotografia estaria reservada para o Galaxy S20 Ultra. Também com quatro câmeras, como na versão Plus, o celular viria com um incremento importante na lente principal: o sensor pularia de 12 MP para fartos 108 MP com suporte a gravação de vídeos em 8K. Equipado com a mesma ultra wide de 12 MP e sensor 3D da edição Plus, o S20 Ultra seria também poderoso para selfies: no lugar dos 10 MP supostamente disponíveis nas demais versões, o telefone contaria com câmera frontal de 40 MP.

Galaxy S20 deverá trazer três ou quatro câmeras traseiras — Foto: Reprodução/Evan Blass (@evleaks)

Novo modos de vídeo e fotografia

Os futuros smartphones Galaxy deverão trazer pelo menos quatro novos recursos de fotografia. Um deles, chamado de QuickTake, permitiria fotografar com três câmeras ao mesmo tempo e escolher qual versão salvar na galeria. O SingleTake envolveria a possibilidade de fazer fotos e vídeos ao mesmo tempo com o toque de um botão. Já o Super ISO liberaria a sensibilidade à luz para além do limite de ISO 3.200 do Galaxy S10.

Outra função aguardada é o Space Zoom, um zoom de longo alcance que estaria disponível apenas no Galaxy S20 Ultra. Com as câmeras de 108 MP e teleobjetiva de 48 MP, o celular seria capaz de aproximar a cena em até 100x. O nível de zoom seria o dobro do oferecido pelo P30 Pro, da Huawei, uma das referências de mercado nesse quesito.

Huawei P30 Pro chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Huawei P30 Pro chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Mesmo visual do Galaxy A51, mas sem entrada para fone

Fotos do Galaxy S20 vazadas em redes sociais chinesas levam a crer que a nova linha irá adotar um design conhecido. As imagens revelam um visual muito semelhante àquele visto no Galaxy A51, modelo intermediário que chegou recentemente ao Brasil. A aparência é marcada pela câmera frontal centralizada dentro da tela e uma área retangular na cor preta para abrigar as câmeras traseiras.

Ao contrário da linha intermediária, no entanto, o S20 deverá abandonar de vez a entrada de 3,5 mm para fone de ouvido, que já não apareceu ano passado no Galaxy Note 10. Os celulares também deverão manter o display curvado nas laterais que é característico da linha, além de construção em metal e vidro e certificação IP68 contra danos causados por água e poeira.

Família S20 deverá ter design parecido com Galaxy A51, mas com melhores materiais — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Primeiro do mundo com 16 GB de RAM

Comenta-se que o Galaxy S20 Ultra poderá trazer memória RAM de até 16 GB, um recorde para o mundo dos celulares. O recurso poderia permitir uma liberdade sem precedentes para abrir aplicativos simultaneamente, abrindo espaço para que o aparelho se torne uma verdadeira usina de produtividade no modo computador via Samsung DeX.

A expectativa é que outros smartphones tragam essa especificação em 2020, mas vários deles deverão surgir apenas na feira de celulares de Barcelona, a MWC, que ocorrerá na última semana de fevereiro, após o lançamento do S20. Esse poderá ser o caso, por exemplo, do celular gamer Black Shark 3, da Xiaomi.

O Ultra também deve vir em opção de 12 GB, que também seria a quantidade padrão presente no Galaxy S20 e no Galaxy S20 Plus. Os três modelos viriam ainda com processador Snapdragon 865, da Qualcomm, ou Exynos 990, da própria Samsung, além de armazenamento de 128 GB ou de até 512 GB na versão Ultra.

Mais bateria

Galaxy S20 regular deverá trazer bateria maior que no Galaxy S10 Plus (na imagem), de 2019 — Foto: Divulgação/Samsung

A bateria também deverá passar por incremento na nova geração. A capacidade poderá ser de 4.000 mAh no Galaxy S20, cerca de 17% a mais que no Galaxy S10; e de 4.500 mAh no S20 Plus, aproximadamente 9% maior que no S10 Plus. A edição Ultra iria além, com componente de 5.000 mAh.

As supostas baterias do S20 e do S20 Plus homologadas nos últimos dias pela Anatel aparecem com capacidades um pouco menores (3.880 e 4.370 mAh), mas os prováveis valores nominais batem com a expectativa.

Galaxy Z Flip a caminho

A Samsung vai apresentar a família Galaxy S20 no dia 11 de fevereiro. Na ocasião, a empresa também poderá revelar o Galaxy Z Flip, smartphone dobrável que fecha na vertical, assim como o rival Motorola Razr. Os aparelhos já passaram por homologação da Anatel, conforme observou o blog Os Novos Pinguins, mas os preços e a data de chegada no Brasil permanecem incertos.

Na mesma data, os sul-coreanos devem anunciar o Galaxy Buds Plus, versão mais potente dos fones de ouvido sem fio.

Galaxy Z Flip teve design e especificações revelados antes da hora — Foto: Reprodução/WinFuture

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:

Mais do TechTudo