Áudio e vídeo

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


A Netflix começou a transmitir vídeos com o codec AV1 em seu aplicativo para celulares Android. O novo padrão promete reduzir o consumo de dados em até 20% quando comparado ao codec VP9, método utilizado pelo serviço de streaming até então. O anúncio foi feito na última quarta-feira (6), mas, por enquanto, a mudança está disponível apenas em alguns títulos.

O AV1 é um formato de codificação livre de royalties desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia), consórcio sem fins lucrativos do qual a Netflix e outras gigantes da tecnologia, como Amazon, Google, Intel e Microsoft, são membros fundadores.

Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com a Netflix, a eficiência de compressão do AV1 deve garantir uma experiência de streaming superior "em áreas onde as redes de telefonia podem não ser confiáveis, e nossos membros têm planos de dados limitados".

Quem quiser transmitir no novo codec deverá habilitar a função "Salvar dados". Para isso, basta acessar as configurações do aplicativo e tocar em "Uso de dados da rede celular". O padrão está disponível apenas em títulos selecionados, que não foram informados pela empresa.

Passo a passo para habilitar a economia de dados com o codec AV1 no aplicativo da Netflix — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak Passo a passo para habilitar a economia de dados com o codec AV1 no aplicativo da Netflix — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Passo a passo para habilitar a economia de dados com o codec AV1 no aplicativo da Netflix — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

Em comunicado, a Netflix disse que planeja lançar o AV1 em todas as suas plataformas e que está trabalhando com fabricantes de dispositivos e chipsets para ampliar a compatibilidade do recurso.

Qual melhor concorrente para o Netflix? Opine no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo