Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


GTA 5 Roleplay (RP) é uma modalidade com regras criadas pelos usuários. O Grand Theft Auto para PC conta com uma grande comunidade de mods que adicionam novidades ao jogo. Grupos de jogadores usaram um desses modos para criar uma categoria, chamada de "GTA 5 Roleplay", em que eles interpretam o papel de personagens comuns da cidade de Los Santos em vez de protagonistas ou criminosos de GTA Online.

Nas linhas a seguir, entenda o que é GTA RP e qual é a posição da produtora Rockstar sobre os servidores. Saiba também o que significa metagaming, "OOC" e "RDM", por exemplo. Como GTA 5 Roleplay depende de mods, só é possível jogá-lo no computador, e não está disponível no PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PlayStation 3 (PS3) ou Xbox 360.

GTA 5 Roleplay é uma forma de jogar o famoso game com papéis diferentes do normal — Foto: Divulgação/Rockstar

O que é GTA Roleplay?

O termo "Roleplay" vem do inglês e significa "interpretar um papel" – título que já explica toda a temática dos servidores Roleplay de GTA 5. Nestes servidores, o usuário não é livre para fazer o que quiser como ocorre no multiplayer caótico do modo GTA Online tradicional.

Os jogadores têm papéis e precisam se comportar de acordo com eles. A diversão fica por conta dos desafios impostos pela interpretação e das situações inesperadas que podem acontecer durante o jogo ao interagir com outros participantes.

É permitido pela Rockstar?

Apesar de parecer uma modificação inofensiva para baixar, jogar em servidores de terceiros viola os termos de serviço da Rockstar e pode causar advertências e até mesmo banimento na conta do jogador. O banimento não afeta apenas GTA 5 – a punição é aplicada à conta do Rockstar Social Club, que é utilizada para jogar quase todos os games da empresa. O jogador pode tentar arriscar, mas não é recomendado e há riscos de perder a conta.

É possível jogar em quais plataformas?

Como já foi mencionado anteriormente, é possível jogar o Roleplay de GTA 5 somente no PC. Isso porque ele depende de modificações que precisam ser instaladas no game. Mesmo em consoles desbloqueados – que, em teoria, permitem alterações – não há a possibilidade de jogá-lo, porque é necessário usar um programa executado externamente no computador.

Como jogar GTA Roleplay?

Para entrar em uma partida, há um longo processo que envolve desde o download de mods e alteração do jogo até a escolha dos servidores. A maioria deles depende de um mod chamado "FiveM", que utiliza a parte offline do game para jogar online em servidores externos, sem afetar o multiplayer GTA Online oficial. Após instalar as modificações, o usuário pode entrar em diversos servidores, entre eles os de Roleplay, e até filtrá-los por região para limitar a busca ao Brasil.

GTA 5 Roleplay não é permitido pela Rockstar, mas alguns jogadores ainda se arriscam — Foto: Divulgação/Rockstar

Os servidores têm suporte para apenas 32 jogadores de cada vez e, por isso, há muito mais usuários do que eles são capazes de comportar. Alguns servidores mais famosos exigem que a pessoa realize um cadastro separadamente e entre em uma fila de espera para ter a chance de entrar em seu mundo virtual.

Quais são as regras para jogar?

Cada servidor possui suas próprias regras, mas a maioria dos servidores de Roleplay concorda em certos pontos. Jogadores precisam interpretar seus papéis sem sair do personagem, sem realizar ações típicas de videogames que pareçam irreais, como pular sem parar, valorizar sua própria vida como no mundo real e não matar ninguém sem um bom motivo. Eles também têm uma regra contra algo chamado "Metagaming", que explicaremos a seguir.

O que é metagaming no Roleplay?

Para manter o realismo e a imersão, os jogadores precisam interpretar até mesmo a falta de conhecimento sobre certas informações. Por exemplo, um usuário não deve chamar o outro pelo nome que aparece no game – isso porque em uma situação real seria preciso perguntar o nome daquela pessoa antes. O ato de "metagaming" é quando um dos participantes usa informação externa para a interpretação e é considerado fora das regras.

Em GTA 5 Roleplay jogadores não podem usar informações fora da interpretação — Foto: Divulgação/Rockstar

O que é RDM no Roleplay?

Há uma grande quantidade de termos próprios nos servidores Roleplay de GTA 5. Entre algumas das palavras mais usadas estão "RP", que significa o próprio Roleplay; "OOC" (Out of Character), que indica uma ação que não condiz com o personagem; e "RDM" (Random Deathmatch), quando um jogador mata outro participante sem um motivo aparente.

10 lugares imperdíveis para visitar no GTA 5

10 lugares imperdíveis para visitar no GTA 5

GTA é a franquia de maior sucesso atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo