Internet

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Roberto Gómez Bolaños, intérprete dos personagens Chaves e Chapolin, faria 91 anos nesta sexta-feira (21). Para celebrar o aniversário do artista, o Google exibe um Doodle na página inicial do buscador, mostrando uma ilustração com a figura do ator saindo de uma televisão, cercado pela palavra Google. Também conhecido como Chespirito, Bolaños nasceu em 21 de fevereiro de 1929, no México, e faleceu em 28 de novembro de 2014, vítima de uma parada cardíaca.

O Doodle está sendo exibido no Brasil, no México, em vários países da América do Sul, nos Estados Unidos, na Islândia e na Itália. A figura pode ser visualizada nas versões do buscador para computador e para celular, e acompanha um link que permite compartilhar o Doodle pelo Facebook, Twitter e por e-mail. Ao clicar na imagem, o Google revela os resultados da pesquisa para o termo “Roberto Gómez Bolaños”.

Doodle do Google homenageia Roberto Bolaños, criador de Chaves e Chapolin — Foto: Reprodução/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A ilustração foi criada pela designer francesa Helene Leroux, integrante do grupo de ilustradores exclusivos para Doodles do Google, e passou por várias alterações antes de chegar à versão final. “Pesquisei algumas poses que Chespirito costumava fazer e achei que faria sentido fazê-lo sair da TV e sorrir para a plateia para refletir sua personalidade amada. Espero que faça com que as pessoas queiram assistir aos programas e filmes do Chespirito novamente”.

Rascunhos da ilustradora Helene Leroux para criar Doodle de Roberto Bolaños para o Google — Foto: Reprodução/Google

Roberto Gómez Bolaños foi um ator, comediante, escritor, compositor, produtor e diretor de televisão que nasceu na Cidade do México e chegou a estudar engenharia antes de começar a escrever para programas de rádio e televisão de sucesso no seu país. Ganhou o apelido “Chespirito”, derivado de “Sheakesperito”, que significa “Pequeno Sheakespeare”, devido à sua genialidade e popularidade entre os fãs.

O artista ficou conhecido por criar e estrelar algumas das séries mais famosas da televisão mexicana. O primeiro grande sucesso foi o programa Chespirito, em 1970, que tinha uma hora de duração e reunia alguns dos seus personagens mais famosos. Foi nesta atração que o artista deu vida a Chaves e Chapolin, que ganharam seus próprios programas posteriormente. As atrações foram exportadas e traduzidas para mais de 50 idiomas. No Brasil, os seriados foram transmitidos pelo SBT e, recentemente, pelo canal Multishow, e fazem sucesso até hoje entre telespectadores de várias idades.

Roberto Bolaños interpretando o personagem Chaves — Foto: Divulgação/SBT

Roberto Bolaños morreu aos 85 anos, em sua casa, em Cancún, no México, ao lado de sua esposa, Florinda Meza, atriz que interpretava a Dona Florinda no seriado Chaves, com quem foi casado por 37 anos.

Via Google

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo