Por Cleiton Madruga, para o TechTudo


Tekken 7 é o mais recente título da franquia de jogos de luta com vários personagens que fizeram sucesso em PlayStation dos anos 2000. Lançado em 2015, o game está disponível para download no PS4, Xbox One e PC (Steam). O título tem um cenário competitivo bem estabelecido nos esports, e faz parte de line ups de torneio importantes, como a EVO 2020. O jogo da Bandai Namco conta com um modo ranqueado (ranked), que pode ser acessado de todas as plataformas. Entenda, a seguir, os ranks e distribuição de pontos do modo competitivo de Tekken 7.

Tekken 7 conta com modo ranqueado competitivo; confira — Foto: Divulgação/Namco Bandai

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Modo ranqueado

O modo ranqueado é dividido em temporadas e, atualmente, está em sua 3ª temporada, que teve início em setembro de 2019 e ainda não tem data prevista para o fim. As partidas ranqueadas são um medidor de habilidade dos jogadores que gostam de competitividade. Todas as plataformas contam com o modo ranqueado de Tekken 7. Entretanto, ainda não há suporte para jogabilidade multiplataforma, ou seja, cada console tem seu próprio modo.

Para aumentar seu ranque, o usuário precisa emplacar vitórias contra outros jogadores de nível similar. O modo ranqueado funciona por um sistema de pontuação em que os jogadores somam pontos ao vencerem e perderem. O número de pontos necessário para o player subir de ranque não é divulgado pela desenvolvedora. Ainda assim, é possível verificar se o jogador está perto de avançar ou ser rebaixado de ranque por meio de uma barra de progresso no final de cada partida.

Terceira temporada ranqueada de Tekken 7 começou em setembro de 2019 — Foto: Reprodução/Namco Bandai

Ranques

Existem treze ranques no modo competitivo de Tekken 7, e cada um deles é dividido vários níveis (com a exceção dos ranques "Beginner" e "Tekken God Prime"). Quase todos os níveis têm pelo menos quatro subdivisões. Confira, a seguir, todos os ranques e níveis (do mais baixo ao mais alto):

Tabela de ranques do Tekken 7

Ranque Níveis
Beginner (iniciante) -
Kyû 1st Kyû, 2nd Kyû, 3rd Kyû, 4th Kyû, 5th Kyû, 6th Kyû, 7th Kyû, 8th Kyû e 9th Kyû
Dan 1st Dan, 2nd Dan e 3rd Dan
Azul claro Initiate, Mentor, Expert e Grand Master
Verde Brawler, Marauder, Fighter e Vanguard
Amarelo Warrior, Vindicator, Juggernaut e Usurper
Laranja Vanquisher, Destroyer, Savior e Overlord
Vermelho Genbu, Byakko, Seiryu e Suzaku
Roxo Mighty Ruler, Revered Ruler, Divine Ruler e Eternal Ruler
Azul Fujin, Raijin, Yaksa e Ryujin
Rosa Emperor e Tekken King
Dourado Tekken God e True Tekken God
Tekken God Prime -

Segundo estatísticas, a maior parte dos jogadores figura nos primeiros três ranques. Porém, apenas 0,43% dos jogadores no modo ranqueado do jogo na versão para PC estão no nível Tekken God Prime. Os números refletem a competitividade do game e a curva de aprendizado íngreme para aqueles que desejam se aventurar no game.

Mudando de ranque

Para avançar de ranque, os jogadores precisam conseguir uma quantidade determinada de pontos. Vitórias contra adversários do mesmo ranque concedem 1.900 pontos, enquanto derrotas retiram 1.700 pontos. Desta forma, o usuário continuará progredindo nas ranqueadas, mesmo tendo aproveitamento de apenas 50%. Caso o usuário acumule derrotas e perca pontos demais, sofrerá um rebaixamento para um ranque inferior (conhecido como derank).

A quantidade de pontos ganhos e de pontos perdidos varia de acordo com o ranque do oponente. Caso você esteja dois ranques acima ou abaixo do adversário, receberá 800 pontos por vitória e 600 pontos por derrota. O sistema continua progredindo dessa forma, quanto maior for a diferença. Caso varie três ranques para cima ou para baixo, serão 550 pontos por vitória e 350 por derrota. Caso seja maior do que três ranques, apenas 50 por vitória ou derrota. Esta é uma medida implementada pela Bandai Namco com o objetivo de inibir a prática de boosting e de manipulação de resultados dentro do modo competitivo.

Em Tekken 7, quanto maior a diferença de ranques entre jogadores, menor a variação de pontos de vitória e derrota — Foto: Divulgação/Bandai Namco

Qual é o seu game de luta favorito? Comente no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo