Tablets

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A Apple estaria preparando um novo teclado com trackpad para a nova geração de iPads Pro. Caso se confirme, a novidade tornaria o iPad ainda mais próximo de laptops ao imitar o mesmo design e funcionalidades da linha Surface da Microsoft, que também usa um tipo de teclado destacável e com touchpad. A oferta do acessório – e eventual suporte a mouse – promete dar mais desenvoltura ao iPadOS no que diz respeito à interação do usuário com a tela no uso do tablet em modo laptop. A expectativa é que a nova linha premium de tablets da empresa presidida por Tim Cook seja lançada ao longo de 2020.

Atual geração do iPad Pro oferece opção de teclado sem touchpad e suporte ainda incipiente a mouses — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Atual geração do iPad Pro oferece opção de teclado sem touchpad e suporte ainda incipiente a mouses — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Atual geração do iPad Pro oferece opção de teclado sem touchpad e suporte ainda incipiente a mouses — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

As informações são do site The Information, que afirma ter fontes na Apple com acesso aos planos da marca para o futuro. Elas teriam dito que os fornecedores estariam prontos para a fabricação em massa do novo acessório.

Atualmente, quem usa algum teclado da Apple com o iPad tem funcionalidades mais restritas na hora de interagir com ícones e outras funções na tela, já que o acessório conta apenas com teclas. Tarefas como clicar e arrastar, selecionar texto ou selecionar ícones na interface precisam ser realizadas por meio do toque no display ou do lápis eletrônico Apple Pencil.

O site americano The Verge observa que, no momento, o sistema dos iPads oferece um sistema arcaico de suporte a mouses por meio de configurações de acessibilidade. O recurso permite conectar um mouse sem fio ao tablet para manipulação de um cursor em forma de círculo na tela.

O rumor também fortalece outro boato divulgado pelo site Digitimes em janeiro, que afirmava a intenção da Apple em lançar um novo teclado para iPads com iluminação por LEDs semelhante àquela encontrada nos MacBooks.

Novidade tornaria os iPads ainda mais parecidos com a linha Surface da Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft Novidade tornaria os iPads ainda mais parecidos com a linha Surface da Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft

Novidade tornaria os iPads ainda mais parecidos com a linha Surface da Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft

Acredita-se que a Apple pode revelar os novos iPads Pro no dia 31 de março. No mesmo evento, a maçã poderia revelar o teclado com touchpad e suporte aprimorado a mouses e interação por meio de cursores com o iPadOS.

Com informações de The Information, The Verge, MacRumors, 9to5Mac

Como atualizar o iOS no iPhone e iPad

Como atualizar o iOS no iPhone e iPad

Mais do TechTudo