Assinantes da banda larga da Claro NET dizem nas redes sociais que o serviço está fora do ar na tarde desta quarta-feira (25). Eles dizem que a internet caiu em meio ao período de quarentena, em que mais pessoas estão em casa para cumprir as orientações das autoridades de saúde no enfrentamento do coronavírus. Ainda não se sabe em que momento a pane se iniciou.
O problema afetaria assinantes de diversos estados, com maior concentração nos estados das regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), com focos também em Brasília, Salvador e Recife.
👉 Promoção: iPhone XR está com desconto agora
🔎 Claro NET: mudança de nome e visual será concluída até abril
Plataforma colaborativa Down Detector mostra pico de reclamações por volta de 13:50 nesta quarta-feira (25) — Foto: Reprodução/TechTudo
Houve um pico de reclamações na plataforma colaborativa Down Detector, em que os próprios usuários fazem reclamações sobre serviços digitais. Em nota enviada às 20h40, a companhia admitiu que a pane ocorreu “em função de um ajuste em um provedor”.
Net / Claro novamente fora do ar, tanto internet quanto Tv e telefone. Menos de dois dias depois de ficar mais de 8 horas fora do ar... essa é a contribuição deles para a quarentena... @ClaroBrasil @NEToficial @NETatende pic.twitter.com/pZmHcJ1Z9v
— March 25, 2020
Internet da NET tá fora do ar???
— March 25, 2020
@ClaroBrasil
— March 25, 2020
Minha internet da Net está fora do ar
Outro amigos de outras regiões da cidade de Goiânia constaram a mesma coisa
Voltou agora aqui em Vitória
— March 25, 2020
Aqui em Floripa... um caos e sem acesso a nada.
— March 25, 2020
Segundo relatos colhidos pelo site especializado Tecnoblog, a correção seria possível com a troca do DNS no computador ou celular. Este serviço traduz o endereço digitado no navegador – como techtudo.com.br – no código numérico do site, tal qual uma lista telefônica no fim dos anos 1990.
Existem diversos provedores de DNS no mercado, dentre os quais se destaca o Google Public DNS, fornecido pelo gigante das buscas. A empresa de soluções Cloudflare também oferece serviço similar.
Marca NET passou a fazer parte da Claro em 2019 — Foto: Reprodução/TechTudo
Confira orientações complementares sobre o tema:
O que diz a Claro
Confira a nota integral enviada pela Claro às 20h40:
“A Claro informa que todos os serviços estão funcionando normalmente. Na tarde desta quarta-feira, alguns clientes podem ter sentido instabilidade em função de um ajuste em um provedor. A operadora conta com uma rede moderna e está preparada para atender a demanda.”
Com informações do Tecnoblog

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus