Saúde e Fitness

Por Clara Fabro, para o TechTudo


CoronaBr é uma plataforma que traz um enfermeiro virtual e ajuda a saber se o usuário apresenta sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Lançada na última quinta-feira (19), o site tem por objetivo tirar dúvidas a respeito do vírus Sars-Cov-2 e pode ser acessado pelo navegador em celulares com Android, iPhone (iOS) ou no PC.

O enfermeiro virtual, chamado Pedro, analisa o comportamento do usuário de uma forma similar ao que é feito em postos de saúde na primeira consulta com um médico. O serviço busca prestar apoio à população em meio à pandemia do novo coronavírus e pode ser acessado no endereço (coronabr.com.br).

CoronaBr: teste para sintomas de coronavírus estão disponíveis em enfermeiro virtual — Foto: Clara Fabro/TechTudo CoronaBr: teste para sintomas de coronavírus estão disponíveis em enfermeiro virtual — Foto: Clara Fabro/TechTudo

CoronaBr: teste para sintomas de coronavírus estão disponíveis em enfermeiro virtual — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A iniciativa é voluntária, conta com o auxílio de médicos e todas as informações contidas na plataforma estão de acordo com as apresentadas pelo Ministério da Saúde. É importante ressaltar que o site não substitui um diagnóstico médico e tem apenas o objetivo de facilitar, auxiliar e dar esclarecimentos à população a respeito do novo coronavírus. O CoronaBr também tem a colaboração do médico infectologista Lucas Chaves, formado pela USP (Universidade de São Paulo).

Como saber se estou com coronavírus?

Os sintomas identificados pelo enfermeiro Pedro podem indicar o tratamento em casa, ou, em casos de alerta, a necessidade de ir à um posto de atendimento médico. Perguntas como "Você teve febre?", "Você tomou algum medicamento?" e "Você está grávida ou tem mais de 80 anos?" são feitas pelo enfermeiro virtual. O app ainda pede para que outros sintomas percebidos sejam apontados por você em um quadro, o que pode incluir dores de garganta, dores de cabeça e tosse, por exemplo.

Pedro é o assistente do CoronaBr, enfermeiro virtual que ajuda a dignosticar o novo Covid-19 — Foto: Divulgação/CoronaBr Pedro é o assistente do CoronaBr, enfermeiro virtual que ajuda a dignosticar o novo Covid-19 — Foto: Divulgação/CoronaBr

Pedro é o assistente do CoronaBr, enfermeiro virtual que ajuda a dignosticar o novo Covid-19 — Foto: Divulgação/CoronaBr

Caso o quadro identificado pelo enfermeiro virtual seja a suspeita de uma infecção pelo novo coronavírus, a orientação é ir a uma unidade de saúde para que a avaliação seja completada presencialmente por um médico. Além disso, é possível encontrar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima pelo site por meio do Google Maps, bem como ter acesso às orientações médicas para evitar o contágio a outras pessoas no caminho do local.

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus

Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus

Coronavírus: como limpar o celular? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo