Impressoras 3D

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


A startup estadunidense Icon está utilizando impressoras 3D para construir casas de baixo custo. O projeto tem como objetivo oferecer moradias para pessoas em situação de extrema pobreza na cidade de Austin, no Texas, e também em comunidades no México. De acordo com a empresa, esse método é viável e pode baratear o processo, contribuindo para combater o déficit habitacional. Embora a tecnologia ainda esteja em desenvolvimento, a Icon afirma que é possível construir uma casa pela metade do custo e do tempo em relação aos meios tradicionais.

Além do baixo custo, Icon promete casas resistentes e de bom acabamento — Foto: Divulgação/Icon

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O projeto usa uma impressora de 10 metros de altura criada pela própria Icon e que tem capacidade de erguer todas as paredes de uma casa pequena em apenas 24 horas. Além de não precisar parar para descansar, a máquina é eficiente e pode usar materiais mais baratos para depositar, camada a camada, o composto que forma paredes de até 2,5 metros de altura.

Antes da impressão, a instalação das fundações da construção é realizada de forma convencional. Com as paredes erguidas pela impressora, os processos de acabamento e ajustes, encanamento, instalação elétrica, além da montagem do telhado, são realizados de forma tradicional por trabalhadores da construção civil.

Impressora funciona com sistema de extrusão — Foto: Divulgação/Icon

No canteiro de obras em Austin, a impressora dá conta de montar a estrutura de três casas de forma simultânea. Para isso, a máquina lê um arquivo digital que orienta o movimento das cabeças de impressão e, assim como impressoras 3D de menor escala, depositam o material para formar as paredes camada a camada por meio do processo de extrusão. Embora de baixo custo, a Icon garante ainda que a casa resultante da impressão tem maior resistência a desastres naturais, como furacões, -por exemplo, comuns nessa região da América do Norte.

Mais do TechTudo