Lançadores e buscadores

Por Aline Batista, da Redação


O Google está fora do ar para alguns usuários e não faz pesquisas na tarde desta sexta-feira (13). O serviço não exibe resultados para algumas buscas ou mostra apenas anúncios, em outros casos. Segundo o DownDetector, que monitora o funcionamento de plataformas na web, o site começou a apresentar problemas por volta das 15:45 e, desde então, está com erro. O bug no Google atinge diversos lugares, como Estados Unidos e alguns países da Europa. Apesar disso, a maioria das reclamações tem origem no Brasil, especialmente na região Sudeste.

Não é possível perceber um padrão para a falha nas buscas. Para algumas pesquisas, o Google não mostra resultados, enquanto para outras exibe apenas links patrocinados na primeira página. As respostas das buscas também variam de acordo com o termo e o dispositivo que faz a pesquisa, conforme os testes feitos pelo TechTudo. Entramos em contato com a assessoria do Google no Brasil, que confirmou o erro. “Alguns usuários reportaram instabilidade nos resultados de pesquisa durante um breve período. Trabalhamos para resolver a situação e a Busca já está funcionando normalmente. Lamentamos qualquer inconveniente que isso possa ter causado.”, afirma o posicionamento da empresa.

Google não exibe resultados na primeira página de buscas — Foto: Reprodução Google não exibe resultados na primeira página de buscas — Foto: Reprodução

Google não exibe resultados na primeira página de buscas — Foto: Reprodução

De acordo com o Google Trends, serviço da empresa que monitora as buscas na web, na última hora, houve um aumento nas pesquisas relacionadas ao erro. Termos como "Google fora do ar", "Google bugado", "Google caiu" "Google com problemas" e "Google não pesquisa" tiveram um crescimento na própria plataforma.

Veja também: 7 truques e jogos escondidos no Google

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Pelo Twitter, diversos usuários estão reclamando do erro, inclusive no Brasil. A maioria afirma que não tem retorno para as pesquisas no Google e que a página de resultados fica em branco. Apesar dos relatos na Internet, a página de Status de serviços de empresa não indica problemas na plataforma. A falha deve se algo pontual e deve ser solucionada em breve. Veja, abaixo, algumas reclamações de usuários:

Por enquanto, não há nada que se possa fazer para corrigir o erro nas buscas do Google. O curioso é que, em alguns casos, embora a primeira página não mostre resultados, as respostas aparecem normalmente a partir da segunda página. Então, caso o serviço esteja com erro para você, vale tentar verificar as páginas seguintes da pesquisa. Se ainda assim, sua pesquisa não for atendida, você pode tentar outros buscadores, como o DuckDuckGo e o Ecosia.

Mais do TechTudo