Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


GTA 5 teve um bizarro e mórbido bug descoberto recentemente por jogadores de seu modo multiplayer GTA Online. O glitch permite duplicar carros caros ao matar profissionais do sexo que estavam no veículo. A série GTA gera polêmica pela representação das profissionais desde Grand Theft Auto 3 do PlayStation 2 (PS2) em 2001, especialmente pelos atos violentos que o jogador pode cometer contra elas. Este caso em GTA Online, no entanto, foca-se em subverter a programação do jogo. Vale lembrar que GTA 5 está disponível para PlayStation 4 (PS4) , Xbox One e PC.

Bandidos são os personagens centrais da série GTA — Foto: Divulgação/Rockstar Bandidos são os personagens centrais da série GTA — Foto: Divulgação/Rockstar

Bandidos são os personagens centrais da série GTA — Foto: Divulgação/Rockstar

Quer comprar jogos e consoles mais baratos na Semana do Consumidor? Confira o Compare TechTudo

O truque exige uma grande preparação com um Mobile Operations Center (MOC) capaz de receber um veículo e diversos passos que parecem aleatórios de início. O jogador precisa estar em GTA Online entre as 22h e 4h, quando as profissionais do sexo aparecem. No volante de um veículo de baixo valor, o usuário deve chamar uma profissional para sentar no banco do passageiro e estacionar o carro em algum local onde a porta do carona fique bloqueada. A ideia é impedir que a inteligência artificial da personagem faça com que tente sair do carro durante o processo.

Duplicar carros caros para vender é um dos bugs preferidos dos jogadores de GTA Online — Foto: Reprodução/Steam Duplicar carros caros para vender é um dos bugs preferidos dos jogadores de GTA Online — Foto: Reprodução/Steam

Duplicar carros caros para vender é um dos bugs preferidos dos jogadores de GTA Online — Foto: Reprodução/Steam

Os passos seguintes envolvem atirar no carro e pedir um substituto na empresa de seguros Mors Mutual Insurance, além de ir até a garagem e pegar o veículo que deseja duplicar. Após atirar na profissional, ela e o automóvel desaparecem no ar. Um procedimento final faz com que uma cópia seja salva no MOC e outra apareça em sua garagem.

Saiba mais: assista ao vídeo sobre como mudar a mira de armas em GTA 5 a seguir

GTA 5: veja como mudar a mira das armas

GTA 5: veja como mudar a mira das armas

Aparentemente, o bug utiliza uma particularidade que a programação da profissional do sexo tem, em que o carro onde ela está não desaparece. Para que o glitch funcione e permita o truque da duplicação, ela precisa estar viva e dentro do veículo durante boa parte do processo. A produtora Rockstar já havia consertado um bug semelhante antes, porém os jogadores descobriram rapidamente esta forma de burlar o conserto para continuarem a duplicar os veículos e vendê-los em troca de GTA$.

Vale lembrar que explorar bugs em GTA Online é contra as regras da Rockstar e pode causar o banimento da conta do jogador. Matar pessoas inocentes no jogo também afeta o estado mental do seu personagem, além de torná-lo um alvo para outros players, que são recompensados por abater um personagem considerado perigoso.

Via VG247 e Polygon

GTA é a franquia de maior sucesso atualmente? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo