Celulares

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo


Pouca gente sabe, mas HMD Global é o nome da empresa detentora da marca Nokia. A fabricante finlandesa estará por trás de uma importante mudança no cenário de telecomunicações do Brasil: o retorno dos smartphones da marca, conforme revelado em primeira mão pelo TechTudo. Os primeiros produtos devem desembarcar por aqui ainda em neste ano.

A Nokia fez sucesso no mercado doméstico com celulares como o Nokia 3310, conhecido popularmente no Brasil como “Nokia tijolão”. No texto a seguir, conheça mais a fundo a história da Nokia e da sua atual detentora, a HMD Global.

Nokia 800 Tough, o tijolão indestrutível, e Nokia 2720; conheça as novidades

Nokia 800 Tough, o tijolão indestrutível, e Nokia 2720; conheça as novidades

História da Nokia antes da HMD Global

A Nokia é uma empresa multinacional finlandesa de telecomunicações e tecnologia que foi fundada em 1865. Entretanto, durante boa parte da trajetória da companhia foi responsável por atividades que, hoje, dificilmente iríamos associar à marca.

Em 1960, a empresa era responsável pela produção de pneus e botas de borracha. Em 1962, passou a fabricar um analisador de pulso para ser usado em usinas nucleares, algo mais perto da tecnologia. Logo depois, foi a vez de produzir capacitores, uma central telefônica e equipamentos militares de comunicação e transmissão. A Nokia ingressou no mercado de telefonia apenas em 1963.

Porém, nem sempre a marca foi unitária. Em 1967, três fabricantes detinham do nome “Nokia”, sendo elas: a Nokia Aktieboalg (Nokia Company), a Suomen Kaapelitehdas e a Suomen Kumitehdas. Foi a fusão dessas organizações que deu origem ao que hoje conhecemos como Nokia Corporation.

Vale lembrar que em 2013, quando passava por uma crise, toda a divisão de celulares da marca foi comprada pela Microsoft. Atualmente, a Nokia segue apenas como uma empresa de redes corporativas. A HMD Global entrou na história para administrar a divisão de celulares da marca.

A HMD Global

A HMD Global é uma empresa finlandesa baseada na cidade de Espoo. Está em operação desde dezembro de 2016. A companhia conta com um força de trabalho de cerca de mil funcionários, dentre eles 14 ex-executivos da Nokia. Além disso, a HMD é a responsável pelo desenvolvimento dos smartphones e feature phones (celulares não smart). Somente ela tem licença para usar o nome Nokia em aparelhos móveis.

A empresa tem parceria com o Google para usar o Android como sistema dos smartphones e também emprega a plataforma Nokia Series 30+ nos feature phones, considerados modelos mais simples. Embora a HMD Global desenvolva os celulares da Nokia, a fabricação é terceirizada para uma divisão da Foxconn, mesma fábrica por trás dos iPhones da Apple.

Nessa parceria com a HMD, os celulares da Nokia voltarão a ser vendidos no Brasil por meio de uma parceria com a Multilaser. No mesmo evento em que anunciou a novidade, a HMD Global apresentou quatro novos smartphones: o Nokia 8.3 5G, o Nokia 5.3, o Nokia 1.3 e, por fim, o novo Nokia 5310 – celular clássico que ganhou uma nova versão com funções mais modernas.

Nokia 5310 chega como uma nova versão do icônico Nokia 5310 Xpress Music — Foto: Divulgação/HMD Global

O Nokia 5310 Xpress Music foi lançado em 2007 e, após mais de uma década, o celular chega ao mercado com um design remodelado, resgatando uma era nostálgica da marca. Entre os recursos extras do aparelho estão o MP3 Player e a rádio FM – com destaque para os botões físicos dedicados a estas funções. Apesar da repaginação, o aparelho não deve funcionar com apps conhecidos dos usuários, como WhatsApp e Instagram, pois faz uso do sistema próprio intitulado de Nokia Series 30+.

Confira os lançamentos mais expressivos da HMD Global:

Nokia 6.1

O Nokia 6.1 foi o vencedor do prêmio Good Design 2017-2018 — Foto: Divulgação/Nokia

Nokia 7.2

Nokia 7.2 ganhou o Prêmio de Inovação nos CES® 2020 — Foto: Divulgação/HMD Global

Nokia 7 Plus

O Nokia 7 Plus ganhou o Prêmio EISA de Melhor Smartphone para Consumidores 2018-2019 — Foto: Divulgação/Nokia

Nokia 8.1

O Nokia 8.1 ganhou o prêmio de melhor mid-ranger de 2018 — Foto: Divulgação/Nokia

Nokia 8 Sirocco

Nokia 8 Sirocco traz design com tela curva e câmera dupla — Foto: Divulgação/Nokia

Nokia 9 PureView

Nokia 9 PureView foi apresentado durante a MWC 2019 com cinco câmeras — Foto: Divulgação / Nokia

Nokia 1.3

O Nokia 1.3 é o smartphone de entrada com Android GO e está disponível nas cores preto, azul e bege — Foto: Reprodução/HMD Global

Nokia 8.3 5G

O Nokia 8.3 5G foi desenvolvido para funcionar com todas as redes 5G em operação no mundo — Foto: Reprodução/Nokia

Com informações de Nokia e HMD Global

Nokia traz de volta celulares que já são sucesso; conheça o Nokia 8110

Nokia traz de volta celulares que já são sucesso; conheça o Nokia 8110

Mais do TechTudo