Internet

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O médico húngaro Dr. Ignaz Semmelweis, reconhecido como a primeira pessoa a descobrir os benefícios médicos da lavagem das mãos, recebeu uma homenagem do Google nesta sexta-feira (20). Desta vez em formato de vídeo, o Doodle na página inicial do buscador mostra a forma adequada de lavar as mãos.

As instruções animadas são repassadas enquanto Semmelweis segura um relógio, indicando o tempo que deve ser dedicado à higienização. Vale lembrar que a lavagem das mãos é uma das principais medidas para previnir e evitar a propagação do novo coronavírus. O desenho ficará disponível por dois dias e pode ser visto tanto no computador como no celular.

Google homenageia Ignaz Semmelweis, primeiro médico que descobriu os benefícios médicos da lavagem de mãos — Foto: Divulgação/Google

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Doutor pela Universidade de Viena e mestre em obstetrícia, Semmelweis foi nomeado residente-chefe na clínica de maternidade do Hospital Geral de Viena em março de 1847. Foi lá que ele deduziu e demonstrou que exigir dos médicos a higienização das mãos reduzia enormemente a transmissão de doenças.

A conclusão veio após a investigação de uma infecção misteriosa que estava levando a altas taxas de mortalidade novas mães em maternidades por toda a Europa. Dedicado a encontrar a causa do problema, Semmelweis deduziu que os médicos estavam transmitindo material infeccioso de cirurgias anteriores e autópsias por meio de suas mãos.

Veja também: a história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Feita a descoberta, o médico húngaro imediatamente instituiu a exigência de que toda a equipe de profissionais deveria lavar as mãos entre os exames dos pacientes. A medida, inicialmente encarada com ceticismo por muitos colegas de Semmelweis, fez as taxas de infecção despencarem. Graças ao seu trabalho, Ignaz Semmelweis é lembrado como o "pai do controle de infecções".

Além de homenagear o médico húngaro, o Doodle desta sexta-feira (20) reforça a importância de lavar as mãos. Com a rápida propagação do coronavírus ao redor do mundo, o hábito de higiene é fundamental para frear os casos de contaminação pela Covid-19. O vídeo exibido pelo Google segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre como lavar adequadamente as mãos.

Coronavírus: como limpar o celular? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo