Notebooks

Por Paulo Alves, para o TechTudo


O próximos MacBooks Pro e MacBooks Air podem receber pelo menos duas grandes mudanças ainda em 2020. De acordo com o analista de mercado Ming-Chi Kuo, conhecido por acertar previsões acerca de produtos da Apple, pelo menos um dos modelos será o primeiro da marca com processador ARM, substituindo os chips Intel, tradicionais nos notebooks da marca. Além disso, os novos laptops devem trazer o Magic Keyboard, já presente no MacBook Pro 16" em substituição ao antigo teclado borboleta, que já foi motivo de ação judicial contra a empresa. Vale lembrar que o especialista antecipou essa novidade no computador profissional lançado em 2019.

Apple pode lançar novos MacBooks com chip ARM e teclado renovado ainda em 2020 — Foto: Divulgação/Apple Apple pode lançar novos MacBooks com chip ARM e teclado renovado ainda em 2020 — Foto: Divulgação/Apple

Apple pode lançar novos MacBooks com chip ARM e teclado renovado ainda em 2020 — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar celulares, TVs e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Fabricados pela própria Apple e utilizados em iPhones e iPads, os processadores ARM prometem baixo consumo de bateria, dissipando pouco calor. Os chips da marca vêm entregando bons resultados, e podem ser tão ou mais potentes que processadores Intel de entrada. Segundo a fabricante, o iPad Pro seria mais potente que 95% dos laptops do mercado.

Apesar disso, o sistema iPadOS, embora já tenha evoluído, ainda é visto como um limitante para que o tablet entregue desempenho equivalente ao de um computador completo. Dessa forma, notebooks com o mesmo tipo de chip, mas que rodam macOS, resolveriam o problema.

Especula-se que a mudança deve começar com um modelo de entrada do MacBook, possivelmente substituindo o atual MacBook Air de 13 polegadas. Após esse lançamento, a novidade poderia expandir para outros modelos da linha. Nesse meio tempo, a Apple também estaria trabalhando com desenvolvedores para garantir que atuais programas da Mac App Store sejam recompilados para funcionar no novo hardware.

Teclado "Magic Keyboard" do MacBook Pro de 16" deve ser levado para demais modelos da linha em 2020 — Foto: Divulgação/Apple Teclado "Magic Keyboard" do MacBook Pro de 16" deve ser levado para demais modelos da linha em 2020 — Foto: Divulgação/Apple

Teclado "Magic Keyboard" do MacBook Pro de 16" deve ser levado para demais modelos da linha em 2020 — Foto: Divulgação/Apple

Já o novo teclado tem tudo para ser levado a outros modelos de MacBook. Chamado de Magic Keyboard, o padrão veio para substituir o bastante criticado teclado borboleta. Kuo reafirma uma previsão feita em novembro, quando garantiu que a Apple já planejava lançar em breve o sucessor do MacBook Pro de 13” com a correção nas teclas.

Nos bastidores, comenta-se que algumas dessas novidades estariam reservadas para a WWDC 2020, mas a realização do evento é incerta por conta da pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, o analista diz que a fabricação dos novos computadores a tempo para lançá-los em 2020 não está comprometida.

Vale a pena comprar um Macbook? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo