Sistemas operacionais

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Microsoft começou a liberar, na última terça-feira (3), novos ícones para aplicativos nativos do Windows 10. Segundo o site especializado Bleeping Computer, a novidade aparece em uma atualização da versão 1909 do sistema operacional. Uma vez baixada, o software passa a mostrar símbolos renovados e mais coloridos para Calculadora, Mail, Fotos, Calendário, Paint e outros apps pré-instalados.

Alguns aplicativos receberam o visual por meio da Windows Store. O pacote completo foi disponibilizado primeiro para membros do programa de testes Windows Insider no fim de fevereiro e, agora, começa a aparecer para usuários rodando a versão estável do software.

Microsoft começa a liberar novos ícones para apps nativos do Windows 10 — Foto: Divulgação/Microsoft

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A mudança faz parte do que se chama de Fluent Design, padrão visual anunciado pela Microsoft em 2017 e que vem chegando aos poucos no PC. O visual segue os passos da atualização realizada há mais de um ano dos ícones do Word, Excel, PowerPoint e outros programas do pacote Office.

Veja também: como personalizar uma planilha do Excel

Como personalizar uma planilha do Excel

Como personalizar uma planilha do Excel

Além de mais cores, os símbolos ganham traços que proporcionam sensação de profundidade. A chefe de design da empresa, Christina Koehn, explicou que os cantos arredondados dos elementos fazem com que os “ícones pareçam viver no mundo real, familiares e acessíveis para manusear”.

Novos ícones do Windows 10 têm mais cores e contornos arredondados — Foto: Divulgação/Microsoft

A medida afetará todas as plataformas nas quais os aplicativos da Microsoft estão disponíveis. O objetivo é criar uma aparência coesa no Windows, macOS, iPhone (iOS) e Android. A Microsoft ainda não revelou quando demais elementos do Fluent Design serão levados para o Windows 10 como um todo.

Mais do TechTudo