Placas

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Notebooks equipados com os novos processadores Ryzen 4000 da AMD poderiam chegar a até 18 horas de autonomia. A informação foi revelada durante uma conferência para investidores em que a fabricante abordou seus planos para os próximos meses. Dessa forma, a alta eficiência energética e as promessas de alta performance seriam pontos importantes na concorrência da nova linha contra as CPUs de décima geração da Intel. Vale lembrar que notebooks gamer, que costumam trazer componentes da AMD, são mais exigentes e, portanto, nem sempre têm bateria suficiente para funcionar por longos períodos.

Novos Ryzen 4000 da AMD poderiam garantir notebooks com até 18 horas de bateria — Foto: Divulgação/AMD Novos Ryzen 4000 da AMD poderiam garantir notebooks com até 18 horas de bateria — Foto: Divulgação/AMD

Novos Ryzen 4000 da AMD poderiam garantir notebooks com até 18 horas de bateria — Foto: Divulgação/AMD

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que pode explicar o otimismo da AMD em torno da eficiência de seus processadores é o processo avançado de manufatura da marca. Enquanto os Ryzen 4000 para notebooks serão fabricados a 7 nanômetros, os produtos mais avançados da Intel contam com litografia em 10 nm.

Essas escalas representam medidas internas dos chips. No geral, quanto menor a distância, mais baixo é o consumo de energia associado ao funcionamento da CPU. Outro benefício é que processadores mais avançados tendem a esquentar pouco, algo que também contribui para que o computador gaste menos.

Asus ROG Zephyr pode chegar a 10 horas de bateria com os novos Ryzen — Foto: Divulgação/Asus Asus ROG Zephyr pode chegar a 10 horas de bateria com os novos Ryzen — Foto: Divulgação/Asus

Asus ROG Zephyr pode chegar a 10 horas de bateria com os novos Ryzen — Foto: Divulgação/Asus

É importante ressaltar que produtos equipados com os novos Ryzen ainda não chegaram ao mercado, portanto, é difícil afirmar que computadores equipados com os chips têm, de fato, essa maior autonomia. Além disso, a estimativa de 18 horas de bateria dada pela AMD pode estar associada a um laptop em específico, talvez equipado com um componente mais potente e que não necessariamente representa a maior parte das propostas de design com as novas CPUs.

A Asus é uma das marcas que já confirmou ter um laptop com Ryzen 4000 da série H. Durante a apresentação do produto na CES 2020, limitou-se a garantir que o ROG Zephyr terá “pelo menos 10 horas de autonomia”. Embora as CPUs da linha H não sejam tão voltadas para a eficiência energética quanto os modelos U, o número impressiona, já que se trata de um laptop gamer.

Em termos de performance, a nova linha Ryzen para notebooks ultrafinos contará com cinco modelos diferentes. O principal deles é o Ryzen 7 4800U, um octa-core com 16 threads, velocidades de 1,8 a 4,2 GHz e placa gráfica Radeon integrada de 8 unidades computacionais.

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

Como descobrir o modelo de sua placa-mãe

Qual o melhor notebook? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo