Jogos de tiro

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Valorant é o novo jogo grátis para PC anunciado pela Riot Games, desenvolvedora do popular título League of Legends (LoL), mas ainda sem data de lançamento definida. A empresa já revelou detalhes sobre seu gameplay, jogabilidade e requisitos mínimos para fazer download e rodar no computador. Anteriormente conhecido como "Project A", o game é um FPS competitivo e tático com jogabilidade inspirada em jogos de sucesso, como Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Overwatch.

O TechTudo foi até a sede da desenvolvedora em Los Angeles, EUA, testar a primeira demo do game e conversar com o seu time de desenvolvedores. Nas linhas a seguir, confira mais detalhes sobre Valorant, como personagens, mapas e mecânica.

Valorant é o novo jogo de tiro FPS da Riot Games com elementos de Counter-Strike e Overwatch — Foto: Reprodução/Valorant

Quer comprar jogos e consoles com descontos da Semana do Consumidor? Conheça o Compare TechTudo

O que é Valorant?

Valorant é um jogo multiplayer online, competitivo e tático, com partidas entre times de cinco jogadores que se enfrentam em, no mínimo, 13 rounds. A história se passa em um futuro próximo na Terra, quando um evento chamado "First Light" transformou a vida de várias pessoas, que passaram a apresentar habilidades fora do comum e serem chamadas de "Radiant". O nome "Valorant" vem do título de uma organização secreta que recruta essas pessoas e outros indivíduos talentosos (e alguns criminosos) como seus agentes especiais.

Valorant por enquanto apenas está confirmado para PC com requisitos mínimos bem suaves — Foto: Reprodução/Valorant

Como é a mecânica de jogo?

No modo competitivo já divulgado e testado pelo TechTudo, os jogadores de Valorant se dividem entre dois times: um atacante e uma defesa. A equipe que ataca precisa plantar uma bomba, chamada de "Spike", em certos locais dos mapas e impedir que seus oponentes a desarmem. Enquanto isso, a equipe de defesa deve impedi-los de plantar a bomba ou desarmá-la caso já tenha sido plantada. Cada partida é composta por no máximo 24 rounds, e os times trocam de papel entre ataque e defesa depois de 12 rodadas. Quem vencer 13 rounds primeiro sai vitorioso.

O foco do game está nos tiroteios, que podem acabar bem rápidos já que tiros na cabeça são letais. Durante os rounds, o jogador não volta à vida após ser morto (respawn) e também não é possível trocar de personagem. Cada agente conta com quatro habilidades especiais, porém eles não têm acesso a todas elas inicialmente. Algumas das habilidades se assemelham ao papel das granadas em Counter-Strike: Global Offensive, enquanto outras erguem barreiras mais semelhantes com Overwatch.

Há um sistema de compra de armas como em Counter-Strike, e o jogador também pode desbloquear as habilidades especiais de seu personagem com dinheiro. Quanto mais rounds o time vence, mais dinheiro ganha para comprar seus equipamentos e habilidades. As habilidades "Ultimate", no entanto, só são desbloqueadas após o jogador matar um certo número de inimigos.

Valorant se parece com algum jogo?

Há algumas inspirações bem óbvias em Valorant. O jogo é basicamente uma mistura entre Counter-Strike: Global Offensive e Overwatch. Isso é especialmente perceptível em seus mapas, que foram produzidos pelo ex-jogador de CS:GO Salvatore "Volcano" Garozzo, criador do famoso mapa Cache no game. Em sua jogabilidade, no entanto, Valorant tende mais para o lado de CS:GO com seu sistema de compra de armas.

Alguns detalhes em Valorant lembram bastante Counter-Strike: Global Offensive e Overwatch — Foto: Reprodução/Polygon

Os personagens de Valorant lembram um pouco o elenco de Overwatch com grande diversidade de agentes com habilidades especiais. A forma como sua história será liberada aos poucos por meio de narrativa não linear também se assemelha ao jogo de sucesso da Blizzard. No entanto, uma influência menos perceptível seria a de Rainbow Six: Siege na parte tática, com diferentes papéis para cada personagem no time e sem respawn entre os rounds.

Quantos personagens?

A Riot Games anunciou que planeja ter 12 personagens no lançamento e já revelou oito deles em sua demo: quatro homens e quatro mulheres. Cada um deles vem de diferentes locais do mundo: Phoenix é do Reino Unido, Jett vem da Coreia do Sul, Viper e Brimstone dos EUA, Sova da Rússia, Cyper de Marrocos e Sage da China. Já o personagem Omen foge da regra, pois sua origem é um mistério. Por ora, nenhum agente brasileiro foi revelado, mas jogadores aguardam por notícias dos próximos personagens. Além do elenco inicial, o game receberá mais agentes ao longo do tempo por meio de atualizações.

Valorant já tem oito personagens confirmados, entre eles Phoenix do Reino Unido com o poder de controlar chamas — Foto: Reprodução/Valorant

Quantos mapas?

Por enquanto, apenas dois mapas do game foram revelados e testados: Haven e Bind. Mas a Riot Games confirmou que o jogo terá quatro mapas no seu lançamento. Cada cenário oferece uma experiência distinta com diferentes pontos para plantar as bombas, variados caminhos e algumas particularidades, como portais. A desenvolvedora confirmou ao TechTudo que o jogo vai receber novos mapas após o lançamento, e rumores indicam que os cenários serão liberados a cada seis meses ou um ano.

Valorant será lançado com quatro mapas e receberá mais através de atualizações — Foto: Reprodução/Valorant

Quando é o lançamento de Valorant?

O site oficial lista o game para o "Primeiro Semestre de 2020". Porém, em inglês, a janela de lançamento está como "Summer 2020", ou seja, durante o verão no hemisfério norte – isso porque é bastante comum nos Estados Unidos atrelar lançamentos às estações do ano. O verão por lá seria equivalente aos meses de inverno no Brasil: junho, julho e agosto.

Saiba mais: assista ao vídeo sobre LoL a seguir

League of Legends: entenda como funciona o jogo

League of Legends: entenda como funciona o jogo

Para quais plataformas Valorant será lançado?

Por enquanto, a Riot Games anunciou o game apenas para PC. Não há menção ou indício de versões para os consoles da atual geração como PlayStation 4 (PS4), Xbox One ou Nintendo Switch, e nem mesmo da próxima geração como PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X. O mesmo pode ser dito de versões para celulares e tablets Android e iOS (iPhone e iPad). O título principal da companhia, League of Legends, também não chegou aos consoles, então não há um histórico positivo da empresa para esperar por Valorant. Apesar disso, jogos de tiro FPS costumam ser lançados em múltiplas plataformas.

Valorant por enquanto apenas está confirmado para PC com requisitos mínimos bem suaves — Foto: Reprodução/Valorant

Quais os requisitos mínimos?

Valorant é leve e exige pouco para rodar nos computadores. Segundo os desenvolvedores, a ideia é que seja possível jogar o game em máquinas dos últimos 10 anos. Até mesmo PCs com placas de vídeo integradas (onboard) devem ser capazes de executá-lo em suas configurações mais fracas. Se o jogador quiser uma taxa de quadros maior, precisará de um pouco mais de potência.

Requisitos mínimos para 30 FPS

Sistema Operacional: Windows 7/8/10 (64 bits)
Processador: Intel Core i3-370M
Memória RAM: 4 GB
Placa de vídeo: Intel HD 3000

Requisitos mínimos para 60 FPS

Sistema Operacional: Windows 7/8/10 (64 bits)
Processador: Intel Core i3-4150
Memória RAM: 4 GB
Placa de vídeo: Geforce GT 730

Requisitos para 144 FPS ou superior

Sistema Operacional: Windows 7/8/10 (64 bits)
Processador: Intel Core i5-4460 3,2 GHz
Memória RAM: 4 GB
Placa de vídeo: Geforce GTX 1050 Ti

Terá Battle Pass ou Loot Boxes?

Valorant terá um Battle Pass, que provavelmente permitirá ganhar itens exclusivos quando o jogador realizar missões específicas no game. No entanto, a Riot Games não ofereceu detalhes sobre como será o funcionamento do passe. O jogo não conta com Loot Boxes, as polêmicas caixas com conteúdo surpresa. Usuários que quiserem adquirir skins para suas armas podem comprá-las diretamente na loja, sem a chance aleatória de uma loot box.

Valorant não terá Loot Boxes, skins para armas poderão ser compradas sem as polêmicas caixas — Foto: Reprodução/Polygon

Terá uma fase beta?

A Riot Games já confirmou que Valorant terá uma fase beta fechada para jogadores testarem o game antes de seu lançamento, porém não definiu uma data de início. Rumores indicam que o período beta pode começar nas próximas semanas. A empresa, no entanto, desmentiu boatos de que ela aconteceria nos próximos dias de março.

Qual o melhor FPS grátis online? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo