Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) conta com um sistema de patentes que separa os jogadores em um ranking de acordo com seus níveis de habilidade. O sistema utilizado pela Valve se assemelha ao das ranqueadas de outros jogos competitivos, como League of Legends (LoL) e Overwatch. As patentes são hierarquizadas em Prata, Ouro, Mestre, Águia e Elite, sendo que todas somam um total de 18 subdivisões. O sistema começa pelo Prata I e é finalizando na Elite Global, onde estão os melhores jogadores do mundo de CS:GO.

Todos começam pelas patentes menores, logo após concluírem as partidas competitivas necessárias. Depois, é a hora de melhorar as habilidades e alcançar rankings mais altos, um caminho que pode ser longo e bastante complicado, visto que os desafios se tornam mais difíceis a cada nível conquistado. Isso faz com que haja uma diferença clara no número de jogadores em cada patente, desde o número alto em níveis inferiores até o número baixo na elite.

As patentes de CS:GO — Foto: Reprodução/Gaming Tools As patentes de CS:GO — Foto: Reprodução/Gaming Tools

As patentes de CS:GO — Foto: Reprodução/Gaming Tools

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em pesquisa feita no dia 19 de março de 2020, o portal cs-go.stats mostra que o maior número de jogadores está localizado na hierarquia Ouro. Podemos ver que em Ouro II estão 8.81% dos jogadores de CS:GO, enquanto o Ouro III se encontra com 8.73%, um número bastante próximo. Até esse ponto, a começar pelo Prata I, o número de jogadores em cada patente tende apenas a crescer em cada uma das divisões. No entanto, no Ouro IV, um nível antes de atingir a patente de Guardião Mestre I, ou AK I, é possível notar claramente um número menor de jogadores em cada divisão.

Número de jogadores em cada patente do CS:GO no dia 19 de março de 2020 — Foto: Reprodução/cs-go.stats Número de jogadores em cada patente do CS:GO no dia 19 de março de 2020 — Foto: Reprodução/cs-go.stats

Número de jogadores em cada patente do CS:GO no dia 19 de março de 2020 — Foto: Reprodução/cs-go.stats

Enquanto no Prata se encontram os jogadores mais novos, no Ouro é onde estão os jogadores que já têm uma certa habilidade no FPS. Porém, para chegar aos níveis maiores no CS:GO, é necessário ter uma certa noção da estratégia e meta do jogo, como saber trabalhar bem com a economia da equipe, conhecer os mapas e os melhores pontos para utilizar suas granadas. É nesse ponto que muitos players acabam estagnando sua evolução e liberando o espaço para um número menor avançar de patente.

Quanto maior a patente, menor o número de jogadores, como confirmam os dados do cs-go.stats. Portanto, caso tenha atingido ranks entre Águia e Elite, você estará localizado onde está a menor concentração de jogadores de CS:GO, literalmente a elite do jogo. É possível destacar o nível mais alto, Elite Global, com apenas 0.78% dos jogadores de CS:GO, o que mostra a dificuldade e o nível de dedicação necessário para o jogador alcançar outro patamar.

Quais os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo