Celulares

Por Larissa Infante, para o TechTudo


Clientes da Samsung no Brasil estão passando por maus bocados devido a um bug que faz o Galaxy S9 ficar com a tela verde em vez das cores habituais. Queixas registradas no Reclame Aqui e no site oficial da gigante sul-coreana dão indícios de que o problema originalmente afetou o Galaxy S20 Ultra, modelo mais poderoso e caro da geração atual. Ele foi corrigido, mas agora as críticas se concentram no celular de 2018.

Alguns consumidores apontam a mesma pane em unidades do Galaxy S7 e do Galaxy S8, todos pertencentes às linhas com preços mais elevados. O TechTudo tenta contato com o setor de comunicação da Samsung há uma semana, mas a empresa não se pronunciou sobre o caso.

Segundo usuários, a tela começa a apresentar faixas verdes até ficar totalmente ilegível — Foto: Reprodução/Clube do Hardware

O problema do recém-lançado Galaxy S20 estava atrelado a um bug no software, já que alguns aplicativos eram incompatíveis com a taxa de atualização de 120 Hz, como câmera e Google Maps. Contudo, as linhas S9, S8 e S7, que têm por padrão 60 Hz de taxa de atualização, também começaram a apresentar o mesmo defeito após a atualização para o Android 10.

De acordo com as queixas feitas pelo Reclame Aqui, em um primeiro estágio o celular começa a apresentar pequenas listras verdes que se alternam com a tela normal. Segundo relatos, o problema poderia ser resolvido com ações simples, como bloquear o display ou reiniciar o smartphone.

Consumidor faz reclamação na página da Samsung no Facebook — Foto: Reprodução/Facebook

Consumidor se queixa de defeito na tela do Galaxy S9 Plus — Foto: Reprodução/Reclame Aqui

Contudo, em um segundo momento, as falhas começam a ser cada vez mais constantes até que não seja mais possível visualizar o conteúdo do display. Em um dos relatos, o consumidor foi orientado a realizar um hard reset (restauração das configurações de fábrica), mas informou que o problema persistiu.

Desde o ano passado, usuários têm reclamado no site da Samsung, no Reclame Aqui e no Procon. De acordo com os canais, alguns clientes foram orientados a levar o celular na assistência autorizada para diagnosticar o problema, mas foram informados de que teriam que arcar com os custos de reparo.

Ao contrário do Galaxy S20 Ultra, que teve o problema corrigido por meio de uma atualização, o Galaxy S9 ainda não recebeu updates. O smartphone é vendido atualmente por valores na faixa de R$ 1.800 no varejo online.

Confira o review do Galaxy S9 Plus

Confira o review do Galaxy S9 Plus

Com informações do Reclame Aqui e Clube do Hardware

Mais do TechTudo