Video game

Por Breno Behnken, do home office


A aparência do DualSense, controle para o PlayStation 5 (PS5) anunciado pela Sony nesta terça-feira (7), está dando o que falar nas redes sociais. O design futurista com duas cores é bem diferente dos joysticks que a fabricante está acostumada a fazer, e as piadas com o novo acessório não demoraram a aparecer. Muitos usuários no Twitter compararam o DualSense com o controle do Xbox, concorrente do PlayStation, já que seus formatos estão bem parecidos. Alguns mudaram as cores do joystick e outros fizeram designs temáticos. Confira os principais comentários e memes sobre o DualSense a seguir.

Aparência do controle do PlayStation 5 (PS5) virou piada nas redes sociais — Foto: Divulgação/Sony

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A parte preta do DualSense e as faixas em azul por trás do touchpad foram comparadas a um vestido preto pendurado em um cabide branco. Outros consumidores foram mais longe, como o usuário luquinha do Twitter, dizendo que "o controle novo do PlayStation parece um bombado de regatinha", fazendo alusão às regatas com alças finas usadas por frequentadores assíduos de academia.

Já o usuário medicoancap do Twitter aproveitou a rivalidade entre consumidores do Xbox e do PS5, consoles da Microsoft e da Sony respectivamente, e alfinetou o DualSense.

Até o nome do novo controle recebeu críticas bem-humoradas, já que é um pouco sugestivo. O site de notícias especializado em games Eurogamer.net declarou que DualSense "parece o nome de algo que precisa de pilhas e ficaria escondido embaixo da cama".

Veja o que esperar do PlayStation 5

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

Esquema de cores

Alguns consumidores não gostaram do contraste entre preto e branco do DualSense, e resolveram trocar as cores do aparelho. Versões não-oficiais do controle todo preto, até hoje um padrão da Sony, foram imaginadas por muitos usuários. Outros coloriram o controle de rosa, azul e cinza, assim como o DualShock 4, antecessor do DualSense. Aparências mais coloridas, inspiradas no Homem-Aranha e no macacão usado pelo Super Mario também fizeram sucesso pelas redes sociais.

Novidades

O gerente de produto da Sony, Toshimasa Aoki, confirmou uma informação extra sobre o DualSense pela sua conta no Twitter. A entrada para fone de ouvido, presente no antecessor DualShock 4, foi mantida no lançamento. Assim, jogadores podem conectar o headset no próprio joystick, o que facilita a mobilidade, já que a maioria dos fones de ouvido não tem um fio grande o bastante para se conectar ao console.

O DualSense ganhou um microfone embutido, no lugar das caixas de som do seu antecessor, o que vai facilitar a comunicação entre jogadores. Além disso, botões com sensores adaptáveis vão medir a tensão do jogador ao apertar, o que pode mudar a força de um tiro de arco e flecha, por exemplo. Sensores hápticos também foram adicionados, e vão aprofundar a imersão no jogo, já que ações dentro do game poderão ser sentidas na vibração do controle, como dirigir um carro sobre areia.

Alguma previsão para o PS5 no Brasil? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo