Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Os emojis de micróbio e carinha com máscara cirúrgica são os ícones mais utilizados na Internet em publicações relacionadas à pandemia do coronavírus. Quem revela a informação é a Emojipedia, enciclopédia online de emojis, que realizou um estudo analisando milhares de tuítes entre os dias 7 e 8 de março deste ano. Foram utilizados diferentes métodos de pesquisa para identificar a presença das figuras em publicações que continham termos relacionados à doença.

Emojis de carinha com máscara médica e micróbio são os mais utilizados na Internet para falar do coronavírus — Foto: Divulgação/Emojipedia

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O estudo analisou aproximadamente 50 mil tuítes únicos que continham pelo menos um dos doze emojis relacionados à área da saúde selecionados para a pesquisa. Os ícones foram escolhidos por estarem associados a febre, doenças, enfermidades ou assuntos ligados à medicina. Foram eles:

  • 😷 Rosto com máscara médica
  • 🤢 Rosto com náusea
  • 🤮 Rosto vomitando
  • 🤧 Rosto espirrando
  • 🤒 Rosto com termômetro
  • 🤕 Rosto com bandagem na cabeça
  • 🚑 Ambulância
  • 💊 Comprimido
  • 💉 Seringa
  • 🦠 Micróbio
  • 🧼 Sabão
  • 🧽 Esponja

Veja também: como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

Como escrever com emojis e enviar pelo WhatsApp

No resultado final, o emoji mais utilizado foi o de micróbio, seguido pela carinha com máscara médica. Em seguida, aparecem o espirro, a carinha com náusea, o sabão e a carinha vomitando. No entanto, do total de mensagens pesquisadas, somente 2.454 tuítes continham as palavras “coronavírus” ou “Covid-19”, demonstrando que a maior parte das publicações falavam sobre assuntos variados.

Ranking mostra os emojis mais utilizados na pesquisa — Foto: Divulgação/Emojipedia

Para determinar quais emojis estavam diretamente ligados a mensagens sobre a pandemia, foi feita uma segunda pesquisa, também nos dias 7 e 8 de março. Desta vez, a empresa analisou mais de 200 mil tuítes de diferentes idiomas que continham os temos “coronavírus” ou “Covid-19”.

O resultado mostrou que os emojis mais utilizados são as carinhas sorrindo e rolando de rir. Segundo a Emojipedia, a presença dessas figuras é considerada comum, pois elas são as mais utilizadas no Twitter em qualquer circunstância. Eliminando esses ícones, o rosto com máscara médica e o de micróbio também aparecem no topo do ranking.

A empresa identificou que os assuntos mais abordados nas mensagens que continham os emojis de máscara médica e micróbio são “coronavírus”, “doente”, “corona”, “Covid-19”, “casos”, “morte”, “vírus”, entre tantas outras.

A pesquisa também identificou os emojis de bandeira mais usados no período. Neste cenário, o símbolo da Itália foi o mais utilizado, coincidindo com as notícias do forte aumento no número de casos da doença naquele país. Na sequência, aparecem as bandeiras da China, Estados Unidos, França e Espanha, também muito afetados pelo coronavírus.

Emojis relacionados ao coronavírus tiveram grande aumento no número de utilização, em comaração a 2019 — Foto: Divulgação/Emojipedia

Além disso, a Emojipedia comparou a utilização dos emojis de carinha com máscara médica, micróbio e carinha com bandagem na cabeça em relação a julho de 2019, quando não havia a pandemia. O número de utilizações atual é seis vezes maior do que o período passado.

A empresa também lembrou que o emoji de micróbio tem aparência semelhante a um vírus apenas nos aparelhos da Apple. Nos demais, a figura se assemelha mais a uma bactéria. Apesar disso, a Emojipedia não divulgou os resultados separadamente em cada sistema operacional.

Emoji de micróbio tem aparências diferentes nos sistemas operacionais — Foto: Divulgação/Emojipedia

Como liberar novos emojis no WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo