Celulares

Por Larissa Infante, para o TechTudo


O iPhone 12 poderá ser comercializado em quatro modelos diferentes e deve apresentar um notch menor. As informações são do analista Jon Prosser, apresentador do canal Frontpage Tech, no YouTube. Pelo Twitter, ele disse ainda que o próximo celular premium da Apple deverá apresentar widgets na tela inicial e câmeras traseiras com sensor 3D LiDAR, o mesmo visto em carros autônomos e que está presente no iPad Pro 2020.

O vazamento aponta que, além de ter um recorte menor na tela, todos os modelos do novo celular deverão ter suporte ao 5G e processadores da série A14.

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

iPhone 11, 11 Pro e Pro Max no Brasil: veja a tabela de preços e outros detalhes

De acordo com Prosser, apesar da incerteza provocada pela nova pandemia do coronavírus, os protótipos do novo iPhone 12 já devem estar quase finalizados. As imagens vazadas mostram uma representação gráfica das partes frontal e traseira do celular e destacam o tamanho do recorte, que aparenta ser um terço menor do que o encontrado atualmente em iPhones com Face ID.

Imagem revela notch reduzido e câmera traseira com sistema LiDAR — Foto: Reprodução/Phone Arena

iPhone 12 deve vir em quatro modelos

A versão tradicional do iPhone 12 deve vir em dois tamanhos de tela: 5,4 polegadas e 6,1 polegadas. Ambos os modelos deverão ter moldura de alumínio e duas câmeras traseiras. Já o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max deverão ser de 6,1 e 6,7 polegadas, respectivamente.

A estrutura deverá ser de aço inoxidável e os aparelhos devem apresentar câmera tripla com sistema LiDAR embutido. O novo sensor 3D, que funciona como um sensor de profundidade, já havia sido mencionado pelo portal 9to5Mac como uma provável novidade nos smartphones da Apple.

Além disso, a expectativa é de que todos os quatro modelos deverão ter acesso ao 5G e chip A14 da Apple.

iPhone 12 deve apresentar quatro tamanhos diferentes — Foto: Reprodução/BGR

Tamanho do notch deverá ser reduzido

A Apple utiliza o mesmo tamanho de recorte na tela desde que lançou o iPhone X, em 2017. Para diminuir o tamanho do recorte no iPhone 12, era esperado que a marca movesse o alto-falante para as bordas, dando mais espaço para os sensores Face ID no meio.

Em vez disso, o novo vazamento indica que a empresa da maçã deve reduzir o tamanho do sensor de reconhecimento facial para ocupar menos espaço, mas ainda não se sabe se isso poderá interferir na velocidade e na precisão da ferramenta.

Este novo design do notch é idêntico ao testado no início de 2019 em um dos protótipos do iPhone 11 Pro, o que indica que a Apple pode estar trabalhando há mais de um ano nesta tecnologia.

Um outro boato divulgado no fim do mês passado cogitava a possibilidade da Apple abandonar de vez o notch. Nesse caso, a tela ficaria livre de qualquer interferência e os componentes passariam a ser alojados na borda do aparelho, que seria reta e com moldura grossa ao redor do display. Contudo, a Apple parece ter abandonada a ideia.

Novo iPhone 12 deverá apresentar notch reduzido e quatro modelos diferentes — Foto: Reprodução: Phone Arena

iOS 14 poderá ganhar Widgets para tela inicial

O novo iPhone 12 deve vir acompanhado do novo sistema operacional da Apple, o iOS 14. Rumores apontam que a empresa pode estar mais focada em melhorar o desempenho do sistema do que em adicionar funcionalidades. Mas ainda assim, uma das principais novidades poderá ser a adição de widgets, ícones que poderão ser movimentados livremente pela tela inicial como um aplicativo, introduzindo funcionalidades de forma mais prática.

De acordo com o vazamento, a Apple Music poderia ganhar um widget, o que permitiria ao usuário reproduzir, pausar e pular músicas aleatoriamente na tela inicial. Além disso, o aplicativo calendário também poderia mostrar mais facilmente a programação do dia sem precisar abrir o aplicativo. Esse recurso já está disponível no Android há alguns anos, mas é a primeira vez que é cogitado pela Apple.

Widgets poderão estar presentes pela primeira vez no iPhone 12 — Foto: Reprodução/Phone Arena

É praxe da empresa presidida por Tim Cook apresentar a nova linha de celulares premium em setembro. Apesar do analista Jon Prosser indicar que todos os modelos virão com 5G, ainda há uma incerteza sobre a data de lançamento do celular com a conexão por conta da pandemia do coronavírus.

Informações da consultoria de mercado Wedbush dão conta de que smartphones com suporte às redes de quinta geração poderão ficar para o final de 2020 ou 2021. É possível que a Apple adie o lançamento do iPhone 12 ou então apresente versões sem os componentes necessários para conexão ao 5G. A empresa não se pronunciou sobre os rumores.

Com informações de BGR, MacRumors e Phone Arena

Mais do TechTudo