Internet
Publicidade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O meme Stonks vem fazendo sucesso nas redes sociais, especialmente no Twitter. Inspirado no mercado financeiro, a brincadeira vem senda usada para indicar ideias aparentemente geniais e, por vezes, fora da realidade, que gerarão ganhos financeiros, mas que podem resultar em decisões ruins. A imagem consiste em um homem de terno, com cabeça modelada em 3D, à frente de um painel azul que exibe um gráfico de crescimento em ações e investimentos, acompanhado da palavra “Stonks”.

Meme Stonks faz sucesso no Twitter — Foto: Reprodução/KnowYourMeme

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Como usar o Quizur para criar teste de personalidade

Como usar o Quizur para criar teste de personalidade

Como usar o Quizur para criar teste de personalidade

A palavra “Stonks” deriva de “stocks” (“ações de investimento”, em inglês), escrita de forma propositalmente errada, sem possuir uma tradução literal. A imagem teve sua primeira aparição registrada em 5 de junho 2017, na página americana “Special Meme Fresh”, no Facebook. Nos meses seguintes, começou a ser publicada no YouTube, no Reddit e no Imgur, até ganhar popularidade maior, no final de 2019.

A publicação original não possui legenda ou algo que remeta à utilização do meme da forma como é interpretada atualmente, mas, até o momento, recebeu mais de 2 mil curtidas no Facebook.

De forma geral, o meme é usado em situações financeiras que têm um resultado desagradável, muitas vezes com ironia ou envolvendo situações próprias que não tiveram êxito econômico. O meme também é uma maneira bem-humorada de se referir às próprias ações de investimento, especialmente quando elas sofrem queda.

Além do Twitter, outras redes sociais também reúnem publicações da figura. No Instagram, a hashtag #stonks acumula mais de 130 mil resultados. No Facebook, dezenas de páginas voltadas exclusivamente para variações do meme estão disponíveis. De acordo com o Google Trends, plataforma que monitora os termos mais buscados na Internet, a palavra Stonks teve pico de pesquisas entre dezembro de 2019 e fevereiro deste ano.

Confira alguns usos do meme Stonks no Twitter:

Derivações do meme

O Stonks ganhou variações para indicar sentidos opostos ao original. O principal deles é o “Not Stonks”, para atos que resultaram em ações especificamente negativas. Também há o “Super Stonks”, quando uma atitude é extremamente positiva, e o “Confused Stonks”, quando as ações não fazem muito sentido.

Além disso, publicações estrangeiras mostram que o Stonks ganhou uma família de memes voltados para outras áreas profissionais, como o “Helth”, com piadas sobre saúde, o “Shef”, voltado para gastronomia, e o “Tehc”, com memes sobre tecnologia. Todos eles utilizam o mesmo personagem, mas em seus respectivos ambientes de trabalho, e sempre apontam alguma ação desagradável.

Dificuldades para carregar fotos no Instagram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo