Celular
Publicidade

Por Raul Ferreira, para o TechTudo


A Xiaomi ultrapassou a Huawei em e se tornou a terceira maior companhia de smartphones do mundo. Dentre os recursos que são ofertados pela gigante chinesa está o Game Turbo, aplicativo que otimiza o desempenho do hardware na hora de jogar. Existente na maioria dos telefones da marca, o app pode passar despercebido pelo público, apesar das inúmeras vantagens.

Presente na MIUI 11 e em atualizações da MIUI 10, o Game Turbo se destaca em alguns smartphones vendidos no Brasil. O Mi 9 vem acompanhado de um Snapdragon 855 e 6 GB de memória RAM, oferecendo uma boa experiência na hora de jogar. Outro celular que se destaca é o Pocophone F1, que conta com Snapdragon 845 e 6 GB de RAM.

Xiaomi Mi 9 chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Xiaomi Mi 9 chega ao Brasil; veja preço e ficha técnica

Como funciona o Game Turbo

O software já vem instalado como aplicativo independente do celular e não pode ser removido por completo. Ao acessá-lo, o usuário terá uma lista de jogos instalados no smartphone. Funções como bloqueador de notificações, controle de dados móveis e Wi-Fi e ajuste de brilho são algumas das opções.

Game Turbo está presente no Mi9 da Xiaomi. — Foto: Divulgação/MIUI

Quando executado, o Game Turbo disponibiliza um menu que fica em forma de ícone na lateral da tela. O menu traz algumas informações como a porcentagem de uso da GPU e da CPU. Também disponibiliza algumas funções como usar aplicativos que ficam em funcionamento no modo pop-up, deixando a pessoa livre para responder mensagens nas redes sociais e fazer pesquisas nos navegadores.

Outras funcionalidades são gravações de vídeo durante os jogos, ícone para limpar o cachê e botão de configuração, no qual o usuário encontra alguns recursos para redirecionamento de porcentagem usada da CPU e GPU. Apresenta também a possibilidade de configuração de imagem e controle de banda larga, permitindo ao usuário escolher usar mais ou menos internet no jogo que está sendo rodado.

Ícones ficam visíveis para o jogador. — Foto: Divulgação/MIUI

O Game Turbo ainda oferece a possibilidade de desligar a tela sem que o jogo precise ser desligado. Dessa forma, quando a tela for desbloqueada o jogo continuará disponível. Também é possível bloquear as notificações para que o jogador não seja atrapalhado com mensagens na hora da jogatina.

Um dos recursos mais interessantes é o de se conectar em outro display. O usuário pode por exemplo conectar o celular com televisão ou computador. Nas configurações também está presente a função de bloquear áreas da tela para evitar toques indesejados.

Asus e Samsung possuem tecnologia semelhante

Parecido com o Game Turbo, o ROG Game Genie foi desenvolvido pela ASUS para compor o ROG Phone II, celular da marca que é focado para o público gamer. Ele vem acompanhado do aplicativo Armoury Gate, que funciona como um organizador dos jogos instalados no smartphone.

O ROG Game Genie funciona de forma semelhante ao Game Turbo da Xiaomi. A principal diferença está na disposição dos ícones para as funções disponíveis. No app da Asus as informações de CPU e GPU estão compactadas no Real Time Info e podem ser redirecionadas, na medida que o usuário quer, no botão de configuração.

ROG Phone II usa o app Game Genie para melhor aproveitamento dos jogos. — Foto: Divulgação/ ASUS

Esse tipo de recurso também foi desenvolvido pela Samsung. O Game Launch, aplicativo da gigante sul-coreana atua apenas como um organizador dos apps de jogos. Ele disponibiliza opções como divulgador de estatísticas. A função Library mostra a lista de jogos disponível no smartphone para que o usuário faça uso da função.

Funções disponíveis do Samsung Game Launch. — Foto: Foto: Divuldagação/Samsung

Além disso o app traz a possibilidade encontrar estatísticas dos adversários, placares dos jogos, compartilhamento de dados das partidas e interação com outros jogadores. Para aumentar a interação, a Samsung disponibiliza vídeos do YouTube e promoções para usuários do Galaxy Store.

Com informações de Xiaomi Today, ASUS, Mi.com e Samsung

Xiaomi mi 9 ou Galaxy S10 Plus: compare preço e ficha técnica

Xiaomi mi 9 ou Galaxy S10 Plus: compare preço e ficha técnica

Mais do TechTudo