Por Emanuel Reis, para o TechTudo


Em comemoração ao Dia das Mães 2020, o Google lançou um Doodle neste domingo (10) que permite criar e enviar cartões virtuais com mensagens. Segundo o Gigante das Buscas, a iniciativa surgiu após o aumento de 160% de pesquisas em todo o mundo desde a semana passada por "cartão de dia das mães caseiro" e por termos semelhantes neste feriado. Na elaboração do presente, o usuário dispõe de elementos digitais baseados em artesanatos da vida real. Após a confecção, é possível enviar o presente para as mães, esposas, sogras, irmãs e amigas via Facebook e Twitter ou usando um link direto.

Também é possível criar versões desses cartões como GIFs usando o teclado do Gboard e do Tenor. Neste período da quarentena pelo novo coronavírus (Covid-19), a iniciativa deve ser útil para os filhos que estão distantes dos parentes devido ao isolamento social.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Google lança Doodle que permite criar cartões virtuais pelo Dia das Mães — Foto: Divulgação/Google

Como este Doodle funciona?

Ao clicar no símbolo “play” no centro do Doodle, o usuário é direcionado a uma nova página na qual ele iniciará a criação de sua arte. Quatro cores de papel, elementos como macarrão, botões, conchas e animais desenhados estão disponíveis para uso. Eles são carimbados no papel virtual e podem ser desfeitos ou apagados com a borracha. Ao clicar na lixeira, é possível começar tudo do zero. Depois de concluídos, os cartões podem ser compartilhados pelo Facebook, Twitter ou via link direto.

Google lança Doodle que permite criar cartões virtuais pelo Dia das Mães — Foto: Divulgação/Google

O Dia das Mães

Anualmente, o Dia das Mães é uma data celebrada com o objetivo de homenagear a figura familiar materna. Essa comemoração varia de acordo com cada país, sendo que no Brasil ela sempre acontece no segundo domingo do mês de maio. Oficialmente, a determinação nacional que separa um dia no calendário para as mães vem do Decreto nº 21.366 de 5 de maio de 1932.

Relembre, a seguir, a história dos Doodles:

A história dos Doodles do Google

A história dos Doodles do Google

Mais do TechTudo