Campeonatos

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


KaBuM! e-Sports e Flamengo eSports estão na final do 1º split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL 2020). O confronto decisivo acontece neste sábado (9), a partir das 13h00 no horário de Brasília, e será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Riot Games na Twitch TV e no YouTube. Para chegar na final, as equipes precisaram conseguir boas posições na tabela de classificação e venceram sem dificuldades seus adversários nas semifinais. Agora, os times buscam por mais um título de campeão brasileiro de LoL. Veja, a seguir, as estatísticas dos jogadores da KaBuM e do Flamengo nesta etapa e descubra qual equipe chega como favorita na final da primeira etapa do CBLoL 2020.

Primeiro split do CBLoL 2020 será decidido entre KaBuM e Flamengo — Foto: Divulgação/Riot Games

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Rota Superior (Parang vs WooFe)

Na rota superior, um duelo entre grandes destaques de ambas as equipes. Primeiro, Lee "Parang" Sang-won, um dos responsáveis pela recuperação da KaBuM na competição, e que é uma dor de cabeça já nos drafts das equipes adversárias. Com um Jayce muito forte e um Rumble com 100% de aproveitamento até o momento, cinco vitórias em cinco jogos, Parang demonstra ser um jogador consistente, quase sempre à frente de seu oponente de rota em relação ao ouro e farm (7.9 de CS por minuto) e com um AMA (cálculo de Abates, Mortes e Assistências) de 3.5. Vale destacar também o seu Vladimir, que apareceu pela segunda vez na semifinal e foi crucial na vitória da segunda partida contra a Vivo Keyd.

Do outro lado, outro sul-coreano. Jeong "WooFe" Woo-cheol, na maioria das vezes, ficou à frente de seus adversários no CBLoL. Com um AMA de 3.4 e 7.4 de farm por minuto, o Topo do Flamengo se mostra com uma champion pool bastante grande, variando entre campeões tanks, como Ornn e Seth, com personagens que causam mais dano, como Lucian e Vladimir, dependendo da necessidade de sua equipe. Embora abaixo de Parang nas estatísticas, WooFe já mostrou seu potencial e certamente promete um duelo bastante equilibrado na final.

Parang é um dos grandes destaques da KaBuM e-Sports no CBLoL 2020 — Foto: Divulgação/Riot Games

Selva (Wiz vs Ranger)

Na selva, as estatísticas se destoam mais. Na KaBuM, "Wiz" Yoo-joon teve momentos de altos e baixos no CBLoL, mas conseguiu engrenar para ajudar sua equipe a se recuperar na tabela e também a garantir a vitória tranquila nas semifinais. Em duelos com outros caçadores, Wiz apareceu na desvantagem na maioria das oportunidades, ficando atrás em relação a ouro e em experiência nos primeiros minutos. Apesar disso, Wiz acumula um AMA de 3.8 e se mostrou um jogador muito perigoso quando consegue jogar com Olaf, Graves, Trundle e Kindred.

No Flamengo, Filipe "Ranger" Brombilla coleciona estatísticas superiores. O ex-jogador da KaBuM tem uma taxa de participação de abates de 71% no total contra 62% de Wiz. Destaque ainda para ajuda em First Blood: 58% para Ranger contra apenas 16% para Wiz. Ranger também costuma superar seus adversários da selva em relação ao ouro e à experiência adquirida nos primeiros minutos de jogo. Com um AMA de 4.5, o caçador do Flamengo também é difícil de lidar quando joga com a Elise, campeã que ele está com 100% de aproveitamento até o momento, o que não significa que ele não tenha bons números com outros campeões também.

Ranger tem vantagem sobre Wiz no duelo na selva — Foto: Divulgação/Riot Games

Meio (Tutz vs Goku)

Pela KaBuM, Arthur "Tutsz" Peixoto chegou a um AMA de 3.7 nessa final da primeira etapa. O jogador já se mostrou muito habilidoso com a Syndra, campeã que ele jogou quando adquiriu o MVP no terceiro e último jogo da série contra a Vivo Keyd nas semifinais e com quem tem 75% de taxa de vitórias. No entanto, é com a Zoe que ele chegou a 100% de taxa de vitórias até o momento. Tutsz também se destaca com 7.9 de farm por minuto.

Por sinal, farm e AMA são as únicas estatísticas que Bruno "Goku" Miyaguchi fica atrás de Tutsz. Contra outros oponentes de rota no CBLoL, Goku costuma adquirir maior vantagem de experiência nos primeiros minutos de jogo. Apesar de um AMA inferior, com 3.4, ele tem uma maior taxa de participação nos abates de sua equipe, 62% contra 58% de Tutz, sendo ele uma peça essencial na equipe do Flamengo. Entre seus campeões, destaca-se seu Ekko, com 100% de aproveitamento em quatro partidas e com um AMA de 15.3.

Com vantagem sobre Tutsz, Goku (esquerda) segue sendo um dos grandes nomes do Flamengo — Foto: Reprodução/Riot Games

Rota Inferior - Atiradores (DudsTheBoy vs Absolut)

Mais um duelo equilibrado é visto entre os Atiradores. Igor "DudsTheBoy" Lima possui um AMA de 4.3, conquistado, em especial, nas diversas oportunidades que jogou de Aphelios. Sua rota vem sendo bastante sólida também, geralmente conseguindo vantagem sobre seu adversário em experiência e conquistando uma média de 9 de farm por minuto, chegando a 435 de ouro por minuto. Com 64% de participação nos abates da KaBuM, DudsTheBoy também apresenta habilidade com o Varus e a Kalista, tendo 100% de aproveitamento com ambos os campeões.

Luis Felipe "Absolut" Carvalho impressiona logo de cara com um AMA de 5.2, mas em outras estatísticas há um claro equilíbrio com DudsTheBoy. Absolut também consegue fazer bem o seu papel e causar o dano que o Flamengo precisa em seus confrontos, chegando a uma média de 565 de dano por minuto. Além disso, ele tem 66% de participação de abates do Flamengo, apenas 2% a mais do que DudsTheBoy. Entre os campeões utilizados, Absolut demonstra grande confiança em seu Varus, mas foi sua Kalista que apareceu com força nas semifinais, ajudando o Flamengo a garantir duas das três vitórias e seguindo com 100% de aproveitamento com a campeã até o momento.

Atuações de Absolut ajudaram a levar o Flamengo para a grande final — Foto: Divulgação/Riot Games

Rota Inferior - Suportes (Ceos vs JoJo)

As atuações de Denilson "Ceos" Oliveira vêm o colocando como um dos destaques da recuperação da KaBuM nessa etapa. Seu AMA de 4.6 e a participação de 70% dos abates da equipe, mostram que ele é um suporte que se movimenta bastante pelo mapa e busca se arriscar para fazer a diferença. Também é impossível falar do Ceos sem comentar a respeito de seu Braum, que tem seis vitórias em seis jogos disputados e um impressionante AMA de 13.5. Destaca-se também sua consistência com as campeãs Lulu e Yuumi, ambas com 100% de taxa de vitórias também, o que pode dar um leque de escolhas bastante grande para sua equipe na final.

Já a situação de Gabriel "JoJo" Dzelme é um pouco diferente. O jogador iniciou o CBLoL 2020 na reserva, mas, com a saída temporária do sul-coreano Han "Luci" Chang-hoon, ele precisou assumir a titularidade. JoJo demorou um pouco para engrenar no Flamengo, mas logo mostrou a que veio e se tornou um substituto na mesma altura. Ainda assim, ele permanece um pouco atrás de Ceos em relação às estatísticas, mas sua participação de 68% dos abates de sua equipe indicam que ele já está bastante adaptado ao estilo de jogo de seus companheiros. Além disso, vale lembrar de sua consistência com Taric e Thresh, campeões que apareceram em sua mão nas semifinais e que podem dar trabalho para a KaBuM na grande final.

Ceos vem sendo um dos grandes nomes da KaBuM na competição — Foto: Divulgação/Riot Games

Quais os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo

Mais do TechTudo