Telefonia

Por TechTudo

Pedro Vital/TechTudo

Clientes da operadora de celular Claro vivem um misto de incômodo e curiosidade com a frase “CLARO#DEIXE.O.SOL.ENTRAR” (e variações) exibida em milhões de smartphones de forma misteriosa. Faz pelo menos uma semana que a companhia decidiu exibir a frase sem avisar previamente os assinantes. O texto fica permanentemente na tela bloqueada e área de notificações do aparelho. Na internet, diversos consumidores querem saber como tirar a mensagem.

A má notícia é que, ao que tudo indica, não existe uma maneira simples de desativar o alerta. A explicação técnica é que a empresa mudou o nome da própria rede de telefonia que atende clientes das tecnologias 2G, 3G e 4G. Onde normalmente apareceria “Claro BR”, “Claro Brasil” e similares agora é exibida a frase que mais parece letra de música.

“Agonia”, diz usuária do Twitter — Foto: Reprodução/TechTudo

Apesar das críticas, a operadora afirma que a mudança “não tem custos e nem aumenta o consumo de bateria”, de acordo com uma nota recebida pelo TechTudo após a publicação original deste texto. O setor de comunicação da Claro foi perguntado, mas não respondeu os seguintes pontos: por que alguns clientes veem a frase e outros não; onde a mudança já ocorreu e onde ainda irá acontecer; de que forma os clientes foram avisados; e qual o procedimento para desativar a mensagem.

A mudança faz parte de uma ação de publicidade que “materializa o cenário atual, no qual é necessário assistir o mundo pelas janelas – reais e virtuais –, e mostra que a grande inovação de agora é reaprender a sermos mais humanos”, segundo um comunicado publicado em 24 de abril.

A campanha com veiculação na TV, rádio e redes sociais “evidencia cada detalhe do novo dia a dia”. Diz o comunicado: “O compartilhamento de esperança, as oportunidades que fazem crescer, aprender algo novo, a chance de ajudar alguém. Cada pequeno gesto é mostrado como uma fresta para deixar o Sol entrar pelas janelas reais e virtuais, aproximando as pessoas, mesmo à distância, mostrando que elas podem permanecer conectadas.”

“Não entendi nada”, escreve usuário do Twitter ao descobrir a campanha publicitária da Claro — Foto: Reprodução/TechTudo

“O símbolo do Wi-Fi está quase no meio da tela”, posta participante do Twitter — Foto: Reprodução/TechTudo

O texto não menciona a mudança do nome de rede. O site da Claro dedicado ao enfrentamento do novo coronavírus traz uma série de ações, como a liberação do Wi-Fi NET Claro para todos de forma gratuita. No entanto, também não lista a iniciativa.

Consumidores demonstraram surpresa ao descobrir a campanha. Um deles relata no Twitter ter pensado que alguém tinha repassado seu número dentro da própria operadora. Outro escreve que “não entendi nada”. Também tem as pessoas que se incomodam com a frase longa demais. Um deles disse que o símbolo de Wi-Fi “está quase no meio da tela”.

Na nota recebida pelo TechTudo na terça-feira (05) à noite, a empresa ressalta que a campanha inclui conteúdos como filmes e músicas que seguem “com uma curadoria com foco na mesma postura positiva, de ajudar as pessoas a passarem um tempo melhor em casa”. O material está disponível nas plataformas digitais da empresa.

Como ativar o Wi-Fi do notebook

Como ativar o Wi-Fi do notebook

Com informações do site da Claro

Mais do TechTudo