Notebooks

Por Fernando Sousa, para o TechTudo


Portas Thunderbolt teriam uma falha que permite acesso rápido de hackers a informações importantes do computador. É o que diz uma pesquisa da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, que aponta PCs equipados com sistema Windows como principais afetados. De acordo com o estudo, os dados ficariam disponíveis em cerca de cinco minutos em um possível ataque, mesmo que o disco tenha algum tipo de bloqueio ou criptografia.

A conexão Thunderbolt é mais comum em notebooks e se destaca pela versatilidade e velocidade — Foto: Reprodução/Digital Trends

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

Vale ressaltar que isso só seria possível por meio de uma intervenção física, ou seja, caso os hackers tenham a máquina em mãos. Com isso, bastaria mexer na placa-mãe da máquina, reprogramar o firmware do controlador Thunderbolt e, assim, desligar os recursos de segurança. Portanto, o caso é preocupante para situações de roubo ou furto de notebooks e portáteis em geral com a conexão.

Presente nos MacBooks desde 2011, essas portas são uma interface de transferência de dados mais rápida que o USB, pois têm conectividade direta com a RAM do computador. Apesar de ser um padrão mais comum nos computadores da Apple, a falha não afeta dispositivos com sistema macOS. A Intel, que desenvolveu a interface, foi questionada sobre a vulnerabilidade e alegou que o problema já foi corrigido por meio de uma nova diretriz de segurança chamada Kernel DMA Protect, implementada em modelos de laptops lançados a partir de 2019.

Quer mais velocidade no seu PC? Veja dicas simples para deixá-lo mais rápido:

Confira dicas para deixar o computador mais rápido sem instalar nada

Confira dicas para deixar o computador mais rápido sem instalar nada

Apesar disso, os pesquisadores apontam que a solução definitiva para o problema só seria possível por meio de um novo design de hardware das interfaces Thunderbolt. Portanto, o único método capaz de amenizar as chances de invasão por meio da interface, seja desabilitá-la completamente na BIOS e evitar o acesso de estranhos ao equipamento.

Existe "gargalo" entre processador e placa-mãe? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo