Redes sociais

Por Guilherme Ramos, para o TechTudo


O Facebook anunciou, nesta terça-feira (19), o lançamento do recurso Lojas. A novidade, que também chega para o Instagram, busca reunir vendedores e compradores de todos os tipos, desde os comerciantes independentes até as grandes marcas. Apesar disso, o objetivo da ferramenta é ajudar pequenos negócios que estão sofrendo com a queda nas vendas por conta da pandemia de Covid-19.

As vendas no Facebook já existem há algum tempo, sejam por anúncios na linha do tempo pessoal ou pelo Marketplace, iniciativa mais recente. No entanto, com as Lojas, as empresas poderão criar uma seção que ficará em destaque em suas páginas, ajudando o negócio a ficar mais profissional, personalizável e conveniente. Vale ressaltar que o recurso é totalmente gratuito.

Novo recurso permite que a loja seja customizada a gosto do dono — Foto: Divulgação/Facebook

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além disso, a ferramenta facilita o acesso dos clientes à loja, que poderá ser feito via Facebook ou Instagram. As marcas podem escolher os produtos que desejam colocar no catálogo e customizar a aparência da loja, colocando, por exemplo, uma foto de capa ou cores que remetam à marca. Dessa forma, qualquer vendedor pode tornar seu negócio digital e se conectar com clientes de diferentes lugares.

Os usuários e possíveis consumidores, por sua vez, poderão passar por toda a coleção, salvar produtos de interesse e fazer um pedido. Nesse caso, a Loja direciona o comprador para o site do vendedor. Somente nos Estados Unidos sera possível comprar diretamente no aplicativo do Facebook, para os negócios que tiverem o checkout habilitado.

Como usar o Facebook em modo escuro no PC

Como usar o Facebook em modo escuro no PC

O recurso também dá ao consumidor a possibilidade de contatar o negócio via WhatsApp ou Messenger, seja para tirar alguma dúvida, receber suporte ou acompanhar uma entrega. Além disso, o Facebook promete que, em breve, será possível fazer compras diretamente no chat da loja, seja no Instagram Direct, no Messenger e até mesmo no WhatsApp. Aqui no Brasil, o Grupo Agilità, que tem diferentes marcas de moda feminina, já está testando as Lojas do Facebook. A promessa é que a novidade chegue para mais negócios nos próximos meses.

Além das Lojas, o Facebook vem trabalhando em outras soluções para compra e venda de produtos em suas redes sociais. Um deles é o Instagram Shop, que será testado nos próximos meses apenas nos Estados Unidos. A ferramenta libera uma nova aba de compras na navegação para que o usuário possa pesquisar por itens de suas marcas e criadores favoritos. Outra novidade que deve chegar em breve é a possibilidade de comprar produtos em tempo real durante a transmissão de lives. Por fim, a empresa também disse estar testando maneiras de conectar programas de fidelidade, garantindo recompensas aos usuários.

Mais do TechTudo