Telefonia

Por Vitor Grama, do home office

Divulgação/NET

A internet residencial da Claro NET está fora do ar para assinantes do serviço espalhados pelo Brasil nesta segunda-feira (04), de acordo com relatos em redes sociais. Os usuários dão conta de que até mesmo os canais de atendimento da empresa – como 0800 e aplicativo – não funcionam. As seguintes cidades aparecem na lista de mais impactadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Goiânia, Manaus, Porto Alegre e João Pessoa.

A instabilidade acontece em meio à pandemia do novo coronavírus e parece afetar todos os Estados do país, com maior proeminência na região Sudeste. Cresceu o número de reclamações e de buscas sobre o assunto na última hora. Numa nota enviada ao TechTudo no fim da tarde, a companhia reconheceu uma instabilidade na rede.

Mapa mostra localidades do Brasil com reclamações sobre NET Virtua — Foto: Reprodução/DownDetector

A plataforma colaborativa DownDetector indica que o pico de reclamações ocorreu por volta de 13h45. O site permite que usuários relatem instabilidades nos serviços digitais. A insatisfação também foi assunto no Twitter. Clientes da operadora dizem que o problema também afetou o aplicativo da prestadora. Segundo os assinantes, o telefone dedicado ao atendimento não é atendido.

Na maioria das queixas é dito que muitos assinantes estão trabalhando de casa e que, por isso, precisam de sinal de internet. Consumidores precisaram recorrer aos dados móveis do celular para continuar conectados em home office.

Cliente reclama que internet está fora do ar em boa parte de São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter

Assinante reclama do serviço e afirma que a central de atendimento não atende — Foto: Reprodução/Twitter

Resposta da Claro

Confira a íntegra da nota recebida às 17h14:

"A Claro informa que o seu serviço de banda larga fixa está operando normalmente. Em função de uma instabilidade técnica na rede, alguns clientes da cidade de São Paulo podem ter enfrentado dificuldade de conexão no início da tarde de hoje (dia 4), mas o sinal foi restabelecido prontamente com a atuação da equipe técnica."

Mais do TechTudo