Áudio e vídeo

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A Netflix começou a notificar usuários que não acessam o serviço há muito tempo. A empresa anunciou, nesta quinta-feira (21), que irá confirmar com os assinantes se ainda desejam manter a conta ativa. A assinatura será automaticamente cancelada se não houver resposta. Serão avisados apenas os usuários que não assistiram nada na plataforma de streaming nos últimos dois anos ou nos 12 meses subsequentes à assinatura. “Na Netflix, a última coisa que queremos é que as pessoas paguem por algo que não estão usando”, disse a empresa em comunicado.

Netflix promete cancelar automaticamente assinaturas de quem não usa o serviço, mas continua pagando — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Segundo a Netflix, as chamadas “contas zumbis” respondem por menos de 0,5% da base total de assinantes. No entanto, considerando os 182 milhões de usuários pagantes anunciados no final de março, o número de inativos se traduziria em cerca de 900 mil de usuários. No Brasil, o cancelamento da Netflix rende economia de R$ 21,90 no plano de uma tela (Básico), R$ 32,90 no de duas (Padrão) e R$ 45,90 no de quatro telas simultâneas (Premium), que também libera reprodução em 4K (Ultra HD).

Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Netflix: dicas que todo o assinante deveria saber

Quem decidir cancelar ou apenas não responder o e-mail sobre a inatividade terá vantagens se quiser voltar. Dentro do prazo de 10 meses, assinantes que retornam ao serviço ainda podem recuperar o histórico de visualização, os perfis e os filmes e séries salvos na “Minha Lista” inalterados. Para isso, basta informar o mesmo e-mail do cadastro anterior. Após esse prazo, o assinante que cancelou será tratado como um novo usuário, o que requer passar pela configuração inicial de preferências.

A Netflix se tornou ainda mais popular durante a quarentena provocada pelo coronavírus. Nesse período, o serviço de streaming ganhou 15, 8 milhões de novos assinantes, mais do que o dobro do previsto pela empresa, e os usuários passam uma média de três horas diárias assistindo a filmes e séries.

Via Netflix

Mais do TechTudo