Transporte

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A 99 anunciou nesta segunda-feira (1º) que todos os passageiros e motoristas devem, obrigatoriamente, utilizar máscaras durante as corridas feitas pelo app para segurança contra a Covid-19. A plataforma contará com tecnologia de reconhecimento facial, realizada através de uma selfie, para identificar a presença do equipamento no rosto dos motoristas. A medida vale tanto para viagens de transporte de pessoas, como para entregas de comida pelo 99Food.

O recurso chega ao Brasil operando em todas as cidades em que a 99 atua no país. Neste primeiro momento, caso motoristas e entregadores descumpram a norma, serão advertidos com mensagens educativas. A partir do dia 9 de junho, os infratores não poderão se conectar ao app até que refaçam a leitura facial utilizando uma proteção que cubra nariz, boca e queixo.

Motoristas que não estiverem de máscara no reconhecimento facial serão impedidos de se conectar ao 99 — Foto: Divulgação/99

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para intensificar ainda mais a fiscalização, a plataforma também enviará perguntas aos passageiros dentro do aplicativo para confirmar se os motoristas e entregadores estão de máscara. O cliente também poderá informar se eles dispõem de equipamentos de higiene e esterilização do veículo, como álcool em gel, por exemplo.

Os passageiros, por sua vez, também serão obrigados a usar máscaras nas viagens. Caso um motorista identifique que o cliente está sem a proteção, poderá reportar a infração no aplicativo e cancelar a corrida. A 99 diz em nota que atos que vão contra os Termos de Uso da plataforma podem levar ao bloqueio temporário da conta os usuários, sejam eles motoristas ou passageiros.

No mês de maio, o Uber também tornou obrigatório o uso de máscaras pelos motoristas, e anunciou um sistema de reconhecimento facial semelhante para identificar a utilização do equipamento, através de selfies no app. Além disso, as corridas no app rival tiveram o número máximo de passageiros reduzido para até três pessoas, para evitar o uso do banco do carona.

A 99 também vem reforçando a diminuição do contato entre motoristas e passageiros. Em abril, a empresa lançou um “cartão de identificação” com informações da corrida para facilitar o início da viagem, sem que os envolvidos precisem falar entre si. Além disso, a empresa oferece desinfecção gratuita dos carros dos motoristas parceiros, descontos em viagens para quem deseja doar sangue, além da opção de entrega sem contato no 99Food.

Como denunciar "treme treme" no Uber e no 99? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

99POP: como pagar uma corrida em dinheiro

99POP: como pagar uma corrida em dinheiro

Mais do TechTudo