Media Centers

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


Sabrina pode ser o novo dongle do Google com Android TV e controle remoto. O possível substituto do Chromecast teve imagens reveladas pelo site XDA Developers, que mostram um design mais oval e controle com visual elegante. Dessa forma, o dispositivo fica mais independente do celular, já que o usuário pode reproduzir filmes, séries e músicas via streaming diretamente pelo controle ou via comandos de voz com o Google Assistente.

A princípio, o modelo chegaria para tomar o lugar do Chromecast Ultra como versão top de linha entre os media centers do Google, conforme já apontavam alguns rumores. Ainda não há informações sobre preço e data de lançamento do produto.

Chamado internamente de Sabrina, substituto do Chromecast deve trazer Android TV e controle remoto — Foto: Reprodução/XDA Developers

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A presença de um controle remoto teria como objetivo expandir as funcionalidades do dongle. Hoje, o usuário precisa ter o celular em mãos para espelhar a tela do celular na TV ou transmitir os conteúdos para o Chromecast. Seguindo o que já acontece com dongles de Amazon e Roku, além de diversos TV Boxes como o Apple TV, da Apple, por exemplo, o Google pode tornar o uso da plataforma mais acessível.

Segundo o XDA Developers, o conteúdo do vazamento foi encontrado no interior de uma versão de firmware de testes. Além das imagens e referências à interface do Android TV, as imagens indicam ainda o suporte à tecnologia Dolby Vision de grande alcance dinâmico, rival do HDR10. O conteúdo aponta ainda que o controle teria conectividade Bluetooth e infravermelho, permitindo controlar também as TVs.

Novo Chromecast viria com Android TV e controle remoto próprio — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Uma nova versão do Chromecast com Android TV foi especulada ainda em março pelo site 9to5Google. O sistema operacional vai permitir o acesso direto aos aplicativos pela TV, a exemplo de televisores de marcas como Sony e TCL, que já trazem o software do Google no Brasil. Vale ressaltar que a função de espelhamento de tela e reprodução de conteúdos diretamente pelo celular continuaria presente.

Embora não exista data para o lançamento do Sabrina, há expectativa de que o Google anuncie o produto no segundo semestre de 2020, na mesma janela de lançamento dos celulares Pixel da marca. Em relação aos preços, rumores apontam que o modelo deve chegar ao mercado por cerca de US$ 80, algo em torno de R$ 425 em conversão direta, sem impostos.

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

Chromecast: dicas para quem quer comprar o aparelho

Vale a pena comprar um Chromecast? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo