Video game

Por Anna Kellen Bull, do Home Office


O evento do PlayStation 5 (PS5), nesta quinta-feira (11), foi palco para a revelação de jogos compatíveis e também do design do novo console. A Sony realizou uma conferência ao vivo, às 17h (horário de Brasília) em seus canais oficiais, e apresentou os games, de desenvolvedoras conhecidas ou estúdios menores, que chegam ao sucessor do PS4. GTA 5 foi o primeiro a ser confirmado para o videogame, e será liberado em 2021 com o GTA Online grátis. Entre outros destaques da live, estão Spider-Man Miles Morales, Hitman 3, Resident Evil Village, Horizon: Forbidden West, Demon's Souls Remake, Ratchet & Clank Rift Apart, Stray e Kena - Bridge of Spirits.

O visual do PS5 foi a grande surpresa do dia. O modelo, na cor branca, conta com um formato bem diferente do convencional. Vale lembrar que o PlayStation 5 tem lançamento aguardado para o fim de 2020, assim como seu concorrente da Microsoft, o Xbox Series X. Apesar disso, a data específica de início das vendas e o preço do aparelho no Brasil continuam um mistério.

Evento da Sony revelou o design do PlayStation 5 (PS5) e os jogos compatíveis com o novo console — Foto: Reprodução/Sony

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

GTA 5 para PS5

GTA 5 foi o primeiro jogo confirmado para o novo console. A Sony iniciou a live com um trailer do game da Rockstar e anunciou versões aprimoradas e expandidas de Grand Theft Auto 5 e GTA Online para o PS5, até o segundo semestre de 2021. O título chega com visual otimizado e também com aprimoramento no desempenho – tudo otimizado para aproveitar ao máximo o hardware potente do videogame.

Uma nova versão de GTA Online foi anunciada com acesso grátis para todos os donos do PlayStation 5 nos três primeiros meses a contar do lançamento do jogo. Após realizarem o resgate, os usuários ficam com acesso permanente ao título e, com a assinatura do PlayStation Plus, podem jogar GTA Online o quanto quiserem. Por fim, a Sony divulgou também que, partir de hoje, todos os jogadores de GTA 5 para PS4 recebem GTA$ 1.000,000 mensais até a chegada da versão para PS5 em 2021.

GTA 5 no PS5 — Foto: Reprodução/Sony

Spider-Man Miles Morales e Hitman 3

O PlayStation 5 recebe Spider-Man Miles Morales, o novo game do Homem-Aranha com foco em Miles Morales, personagem presente nos quadrinhos da Marvel. Aparentemente, sua história é a continuação dos eventos do Spider-Man 2018. Morales assume o papel de Peter Parker, e deve seguir na luta contra super-vilões. O título tem lançamento previsto para o fim de 2020.

O Hitman 3 é uma realidade. O novo game da franquia chega ao PS5 como uma "conclusão dramática" da trilogia, de acordo com os desenvolvedores. No vídeo, o Agente 47 aparece ao se esconder em um prédio muito alto em Dubai, usando suas fantasias. Hitman III tem previsão de lançamento para janeiro de 2021 no PS5, PS4, Xbox Series X, Xbox One e PC.

Resident Evil Village chega ao PS5 — Foto: Reprodução/Sony

Resident Evil Village

Muito aguardado pelos fãs da franquia, Resident Evil Village finalmente foi confirmado pela Capcom para 2021 no PS5, PC e Xbox One. Sua história se passa alguns anos após o risco biológico de Resident Evil 7, em que o protagonista Ethan Winters viaja para o estado de Louisiana em busca de Mia, sua esposa desaparecida.

Em Village, Mia e Ethan aparecem juntos e felizes, mesmo após os eventos terríveis que aconteceram anteriormente. Porém, a vida do casal complica mais uma vez com o surgimento do personagem Chris Redfield. Ethan sai em busca de respostas em relação às ações perturbadoras do personagem, e o encontra em uma vila cheia de mistérios.

Horizon Forbidden West chega ao PS5 — Foto: Reprodução/Sony

Horizon Zero Dawn

O Horizon Zero Dawn acaba de ganhar uma sequência chamada de Horizon Forbidden West. No jogo anterior, lançado em 2017, o jovem caçador Aloy está em busca de pistas sobre seu passado em um mundo pós-apocalipse e se envolve frequentemente com grandes criaturas robóticas.

O novo game de RPG de ação continua onde o anterior parou. Aloy vai para o Oeste, em direção às ruínas pós-apocalípticas da América, para continuar a desvendar os mistérios em relação à catástrofe que destruiu o mundo. O vídeo exibiu novos elementos de jogabilidade, como exploração subaquática e criaturas robóticas inéditas. O exclusivo do PlayStation 5 ainda não tem previsão de chegar ao mercado.

Gran Turismo no PS5 — Foto: Reprodução/Sony

Demon's Souls Remake, Gran Turismo 7 e Ratchet & Clank Rift Apart

Fãs de Demon's Souls podem comemorar. Lançado originalmente em 2009, o popular RPG recebe um remake completo da Bluepoint Games para o PS5. O game foi apresentado por Shuhei Yoshida, da Sony, como "algo muito próximo e querido para mim". Ao que parece, o título está sendo refeito do zero e deve receber um novo Modo Fraturado. Segundo a Sony, os usuários têm a opção de jogar em dois modos gráficos diferentes: o primeiro focado na qualidade visual e o segundo com a taxa de quadros otimizada.

O Gran Turismo 7 foi confirmado para o PlayStation 5 com um trailer inédito. O jogo mais recente da franquia de simulação de corrida da Polyphony Digital promete gráficos em alto nível de detalhes, com carros e pistas muito fiéis à realidade. Além disso, um novo game do Ratchet & Clank foi anunciado para o PS5. Com nome de Rift Apart, o título é focado em viagens interdimensionais.

Ratchet Clank PS5 gameplay — Foto: Reprodução/Sony

Sackboy: A Big Adventure, Project Athia e Returnal

A franquia LittleBigPlanet ganha mais um título de peso: Sackboy A Big Adventure. O game, aparentemente, é de plataforma 3D de até quatro jogadores. No vídeo apresentado, é possível visualizar os diversos cenários, que vão desde florestas tropicais até metrópoles cintilantes. O A Big Aventure deve trazer vários desafios e perspectivas diferentes – isso porque, além da plataforma padrão, existem brigas isométricas com chefes e mais dinâmicas emocionantes.

Já o Project Athia (título provisório) é um novo game de ação desenvolvido para o PS5 pela Square Enix e Luminous Productions. O trailer mostra os gráficos em alta definição, com destaque para seu mundo vasto e natureza com grande nível de detalhes, e a presença de uma protagonista feminina. Outro lançamento é o Returnal, um jogo feito pelo Housemarque Games, estúdio conhecido por títulos como Dead Nation e Outland. Sua história cheia de mistérios mistura ficção científica e terror.

Sackboy: A Big Adventure, da franquia LittleBigPlanet, chega ao PS5 — Foto: Reprodução/Sony

Stray, Destruction Allstars e Kena - Bridge of Spirits

Um jogo de aventura sobre um gato em um mundo robótico. Esta é a premissa de Stray, um game com animais em um mundo onde os humanos não existem mais e os robôs dominaram as ruas. Seu lançamento está agendando para 2021. A Sony também revelou o Destruction Allstars, um título em que há de tudo um pouco. É possível correr a pé (e na parede), destruir carros, se pendurar em pára-brisas de veículos, entre muitos chutes. Por fim, desenvolvido pela Ember Lab, Kena - Bridge of Spirits é um game de ação e plataforma em 3D. Nele, a protagonista Kena sai em uma aventura por um mundo fantástico.

Destruction AllStars no PS5 — Foto: Reprodução/Sony

Veja a lista completa de jogos que chegam ao PS5:

Jogos para PS5 da SIE Worldwide Studios e de parceiros

  • Astro’s Playroom (Japan Studio)
  • Demon’s Souls (Bluepoint Games/Japan Studio)
  • Destruction All Stars (Lucid Games/XDEV)
  • Gran Turismo 7 (Polyphony Digital)
  • Horizon The Forbidden West (Guerrilla Games)
  • Marvel’s Spider-Man Miles Morales (Insomniac Games)
  • Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac Games)
  • Returnal (Housemarque/XDEV)
  • Sackboy A Big Adventure (Sumo Digital/XDEV)

Jogos para PS5 de outras editoras e desenvolvedores

  • Bugsnax (Young Horses)
  • DEATHLOOP (Bethesda)
  • Ghostwire™: Tokyo (Bethesda)
  • Godfall™ (Gearbox Publishing/Counterplay Games)
  • Goodbye Volcano High (KO-OP)
  • Grand Theft Auto V e Grand Theft Auto Online (Rockstar Games)
  • HITMAN 3 (IO Interactive)
  • JETT: The Far Shore® (Superbrothers)
  • Kena: Bridge of the Spirits (Ember Lab)
  • Little Devil Inside (Neostream Interactive)
  • NBA 2K21 (2K, Visual Concepts)
  • Oddworld Soulstorm™ (Oddworld Inhabitants™)
  • Pragmata (Capcom)
  • Project Athia* (Square Enix/Luminous Productions)
  • Resident Evil Village (Capcom)
  • Solar Ash (Annapurna Interactive/Heart Machine)
  • Stray (Annapurna/Blue Twelve Studio)
  • Tribes of Midgard (Gearbox Publishing/Norsfell)
  • The Pathless (Annapurna Interactive/Giant Squid)

DualSense e especificações já foram reveladas

Finalmente, o visual do PS5 veio a público, após o design do controle ser revelado pela Sony no começo de abril. Chamado de DualSense, o joystick conta com grandes inovações ao ser comparado com o seu sucessor DualShock 4, do PlayStation 4. Os novos botões oferecem ajustes de pressão, que mudam as funções de acordo com a força do jogador ao apertá-los. O acessório também ganhou um microfone interno e sensores hápticos, com dispositivos de vibração.

Em relação às especificações, o aparelho promete 10,28 teraflops de processamento, com SSD superrápido e uma CPU AMD exclusiva modelo Zen 2, com 3,5 GHz de capacidade. A fabricante já prometeu que o PS5 será o "console mais rápido do mundo", e também garantiu retrocompatibilidade com os games do PlayStation 4 (PS4).

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

Mais do TechTudo