Mapas e localização

Por Marcela Franco, para o TechTudo


O Google Maps anunciou, nesta segunda-feira (8), o lançamento de novos recursos no aplicativo para auxiliar usuários durante a crise da Covid-19. Uma das novidades inclui alertas que mostram como está a circulação de transportes públicos e em quais horários as estações de metrô e ônibus costumam estar mais cheias. O Google ressalta que a orientação das autoridades é manter o isolamento social durante o período da pandemia da Covid-19.

De acordo com o Google, os serviços devem estar disponíveis para todos os usuários de Android e iPhone (iOS) nas próximas semanas, incluindo o Brasil. As informações são baseadas em números atualizados dos departamentos locais de trânsito e em dados anônimos de usuários que deixam o Histórico de Localização habilitado no Google.

Google Maps mostra se o transporte está cheio na pandemia — Foto: Beatriz Cardoso/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Alerta sobre mudanças nos transportes

Devido à pandemia, algumas linhas de ônibus estão circulando em intervalos maiores ou sofreram modificações. Com a atualização, o usuário é informado sobre os serviços de transporte que estão limitados durante o período ou em quais estações e linhas o uso de máscara é obrigatório, para que pessoas que precisam sair de casa possam se programar.

Informações para evitar aglomerações

O Google Maps já exibia a movimentação estimada de pessoas no transporte público, mas o app agora facilitou a forma de colaborar com informações sobre número de pessoas dentro de um ônibus ou vagão de metrô, por exemplo. Para compartilhar os dados, basta tocar em "Rotas" e selecionar "Informações de Trânsito". Role a página para visualizar as informações e escolha a opção que melhor se aplica ao transporte em questão.

É possível informar ao Google Maps se os transportes estão lotados — Foto: Divulgação/Google

A atualização também ampliou detalhes referentes a acessibilidade e facilitou o envio de informações sobre portas, assentos, botões de parada adaptados para cadeiras de rodas e mais. Além disso, o Maps passou a comunicar em quais horários as estações costumam ficar mais cheias. Basta digitar o nome de uma estação no aplicativo ou tocar no ponto que marca a parada, para ver os horários dos trens e dados sobre lotação.

Google Maps traz informações sobre estações cheias durante a pandemia — Foto: Divulgação/Google

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Google Maps está sempre ativo no Android? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo