Video game

Por Carlos Palmeira, para o TechTudo


O visual do PlayStation 5 (PS5) foi revelado durante um evento online na última quinta-feira (11) e chamou a atenção pelo aspecto futurista. Na comparação com seus antecessores, como o PlayStation 4 (PS4), pela primeira vez o console é lançado em uma versão branca, já que os videogames anteriores eram pretos ou cinzas em suas primeiras edições. Além disso, outro fator que espantou sobre o PS5 foi o tamanho da plataforma, provavelmente o maior entre todos os aparelhos já lançados pela Sony.

O TechTudo relembra todas as versões de lançamento da franquia PlayStation, que formaram toda uma geração de jogadores, e faz uma comparação com o recém-anunciado console. Veja, abaixo, comparações entre aspectos técnicos e o visual das plataformas de jogos.

A família PlayStation estreou no mercado de videogames com um aparelho todo cinza — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

PlayStation 1 x PlayStation 5

O primeiro PlayStation foi lançado em 1994 em uma versão cinza. O console causou uma revolução no mercado, já que foi um dos primeiros videogames a utilizar CD-ROM como mídia, deixando para trás os cartuchos. Além disso, entre outros destaques da plataforma, estavam a tampa que se abria para a inserção do CD e o espaço para cartão de memória.

Quase 26 anos depois, a Sony apresentou o PlayStation 5 ao mercado. O aparelho é bem mais alto que o PS1, é predominantemente branco e possui a parte central preta. Com um design completamente futurista, o videogame abraça o futuro. Ele utiliza o Blu-Ray como mídia, além dos jogos digitais, e já não possui mais um leitor que fica exposto, como o "primogênito" da família.

PlayStation 2 x PlayStation 5

Igual ao PS5, o PS2 também poderia ser utilizado na vertical — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

O PlayStation 2 foi lançado em 2000 na cor preta e com a inscrição “PS2” em azul. Console mais vendido da história, ele se destacou pela vasta biblioteca, que alcança mais de 1,6 mil títulos. O videogame também caiu no gosto do público por causa da retrocompatibilidade (com o PS1), conexões USB e entrada para cabo de rede para jogar online. O aparelho foi um sucesso também no Brasil.

Como o console lançado há vinte anos, o PS5 foi apresentado ao público na forma vertical, sendo que ambos também podem ser jogados em posição horizontal. O próximo produto da Sony também prometeu retrocompatibilidade, mas não com todos os jogos do PS4. O PlayStation 5 também terá portas USB, sendo uma do formato tradicional e outra do tipo C. Em relação à internet, ele terá conexão com Wi-Fi.

Saiba mais: veja os melhores games grátis para jogar na quarentena

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

PlayStation 3 x PlayStation 5

Visualmente a primeira versão do PS3 é bem mais pesada na comparação com o PS5 — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Lançado em 2006, o PlayStation 3 lançou algumas das tendências que permanecem até hoje nos videogames da Sony. A primeira versão era preta, com detalhes em branco. Pesando 5 kg, o "PS3 Fat" foi um dos mais pesados da família. O console também foi um pioneiro da série porque recebeu pela primeira vez a PlayStation Network (PSN), mídia Blu-Ray e um HD interno.

O PS5 ainda não recebeu as especificações em relação a tamanho e peso, mas a tendência é que ele não seja tão pesado igual ao PS3, mesmo sendo provavelmente mais alto. O novo hardware terá todas as inovações que integravam o PS3, só que em versões aprimoradas. O HD, por exemplo, foi substituído por um SSD (que é bem mais rápido) e terá a maior capacidade de armazenamento em um console de lançamento.

PlayStation 4 x PlayStation 5

PS4 e PS5 têm diferenças gerais no visual — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Como a maioria dos consoles da Sony, o PlayStation 4 possui um formato quadrado. Completamente preto, o videogame foi lançado em 2013 e parece um “sanduíche”, com uma parte central sobreposta por um bloco em cima e outro embaixo. O aparelho deu seguimento a alguns conceitos que estrearam em seu antecessor, como a entrada de vídeo HDMI. Entre as novidades, o PS4 inaugurou o Share Play, sistema que permite realizar livestreams de jogos.

Na comparação com o PS4, o PS5 recebeu mudanças estéticas importantes. A predominância da cor branca é a diferença que mais chama a atenção. Em contraposição, o console da próxima geração também possui uma parte central e duas outras justapostas, em cima e embaixo. No quesito técnico o PlayStation 5 possui evoluções consideráveis. O videogame terá ray-tracing (tecnologia gráfica que deixa luzes e sombras mais realistas), áudio 3D Tempest e mais.

Comparativo entre consoles de mesa da Família PlayStation

PlayStation PlayStation 2 PlayStation 3 PlayStation 4 PlayStation 5
Mídia CD DVD Blu-ray Blu-ray Blu-ray
Memória RAM 2 MB 32 MB RDRAM 256 MB DRAM XDR 8 GB GDDR5 16 GB GDDR6
Processador R3000 com velocidade de 33 MHz Emotion Engine a 300 MHz Cell Broadband Engine a 3,2 GHz Jaguar AMD com 8 núcleos a 1,6 GHz AMD Ryzen Zen 2 com 8 núcleos a 3,5 GHz
Armazenamento até 256 KB (dois memory cards) até 16 MB (dois memory cards) HD 80 GB HD 500 GB SSD de 825 GB

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo