Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Um novo meme está inundando o Instagram de posts desde o início da última semana. As publicações mostram imagens de diferentes objetos e animais, em poses e situações muitas vezes engraçadas, acompanhadas de nomes de pessoas. A ideia é que o usuário se identifique com aquela figura e descubra “como ele seria”, caso fosse aquele item, além de compartilhar também as versões dos amigos.

A popularidade da brincadeira, que começou com páginas de bichinhos, fez surgir diversas variantes do meme. É possível encontrar qual seria o seu representante se fosse uma comida, bebida, um personagem de série e até mesmo uma lata de lixo, entre outros. Além do Instagram, o meme também faz sucesso no Twitter.

Meme com nome no Instagram usa fotos de objetos para representar pessoas — Foto: Aline Batista/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Não está claro como a brincadeira teve início ou qual a motivação para a criação dos posts, mas uma das páginas mais famosas, produzida em espanhol e chamada @eres_un_gato, é apontada como a criadora do meme, registrando a primeira publicação no Instagram em 15 de junho. Outros perfis com nomes brasileiros, como @você_e_um_meme, que mostra qual seria a sua versão em meme famoso, e @voce.e.um.dog, que mostra seu representante em cachorro, tiveram início em datas posteriores — 19 e 22 de junho, respectivamente.

Logo , outros perfis aproveitaram a ideia e expandiram a representação de nomes com diversos objetos. É possível encontrar ideias bastante inusitadas, como @voce.um.drink, que traz diferentes bebidas; @tupersonagem, com personagens famosos de filmes e séries; @vc_e_uma_musica, que indica uma música para cada nome; @eres_una_comida, com representações de comidas; e até mesmo @vece.e.um.lixo, com a versão "lixeira" de cada nome.

Além de gato e cachorro, outros animais (alguns até exóticos) também ganharam destaque, como porco (@voce.um.porco), cavalo (@voce.e.um.equino), lhama (voce.e.uma.lhama), preguiça (@voceumbichopreguiça), cobra de chapéu (@vc.cobradechapeu), entre outros.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

O sucesso do meme é constatado pelo número de seguidores dessas contas. Algumas das páginas acumulam mais de 300 mil fãs no Instagram, mesmo publicando somente fotos desses memes. Algumas delas aceitam receber pedidos do público via Direct para criar os posts com nomes personalizados. Outros perfis também aceitam sugestões para criar versões para casais, usando fotos de dois animais e seus respectivos nomes.

No Google Trends, plataforma que monitora as buscas da Internet, os termos “meme nome gato” e “meme nome cachorro” registraram um pico de pesquisas nesta semana. A popularidade também pode ser notada ao pesquisar pelo termo “você é um” na busca do Instagram, quando dezenas de páginas com a mesma proposta são exibidas nos resultados, mas com diferentes objetos ou animais.

Como ver e postar vídeos no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo