Celulares

Por Erick Almeida, para o TechTudo

Divulgação/Motorola

Parece que o ano de 2020 será marcado pelo bug da tela verde no celular. Desta vez, são os usuários do Motorola Edge Plus que estão se queixando do problema no smartphone premium recém-lançado. A empresa se junta à Apple, Oppo e Samsung, pois usuários de todas essas marcas passaram por problemas similares em tempos recentes.

As primeiras reclamações surgiram no fórum da Lenovo, dona da Motorola, no final de maio, quando um participante relatou manchas roxas após longos períodos de utilização. Ele disse que as manchas sumiram após um período sem uso, mas retornaram em seguida. Em pouco tempo, outros usuários passaram a apontar também a tela esverdeada, que estaria aparecendo sob diversas condições.

Segundo usuários, tela verde e manchas começam a aparecer no Motorola Edge Plus após uso prolongado — Foto: Reprodução/Fórum Lenovo

Bugs semelhantes também foram encontrados em aparelhos de outras marcas em tempos recentes. No caso da Apple, usuários apontaram problemas na tela do iPhone 11 após a atualização para o iOS 13.4.1. Já na Samsung, o Galaxy S20 Ultra e pelo menos outros três smartphones apresentaram a tela verde até o final de abril, levando a fabricante a liberar correções via atualização de sistema.

As primeiras recomendações aos usuários foram para aguardar uma solução lançada no dia 11 de junho no site da operadora norte-americana Verizon. O update traz melhorias na câmera e no roaming de dados, assim como no contraste da tela, além do patch de segurança de junho do Android.

Desde então, os resultados apontados pelos clientes têm sido mistos. Alguns afirmaram ter o problema resolvido ao instalar a atualização, enquanto outros disseram que a pane permanece. De acordo com um administrador do fórum, alguns casos poderiam ser muito avançados para que o update resolvesse. A orientação é trocar de aparelho caso o problema persista.

Motorola Edge Plus tem tela de 6,7 polegadas — Foto: Divulgação/Motorola

A Motorola declarou ao TechTudo que está ciente dos casos, considerados “isolados” por ela. A fabricante recomendou buscar a atualização “disponível diretamente no aparelho, como as atualizações de software ou upgrade de versão Android”. Também admitiu que houve reincidência e que está investigando o que ocorre nos aparelhos que instalaram a correção e continuam com a falha.

A pane tende a ter impacto limitado no Brasil porque o smartphone ainda não foi lançado no país. Tanto o Motorola Edge Plus quanto o Motorola Edge, com tela menor, estão à venda somente no exterior.

O Motorola Edge Plus é o primeiro lançamento premium da Motorola desde o Moto Z3, anunciado em 2018. O aparelho chegou às lojas dos Estados Unidos no dia 14 de maio por US$ 999 (R$ 5.141,85 na cotação atual), com destaque para a câmera de até 108 MP e o processador Snapdragon 865 (octa-core de até 2,84 GHz), componente mais avançado da Qualcomm atualmente.

Com informações de Droid Life e Fórum Motorola

Motorola Razr 2019: saiba tudo sobre o celular que resgata o Motorola V3

Motorola Razr 2019: saiba tudo sobre o celular que resgata o Motorola V3

Mais do TechTudo