Internet

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Google lançou uma nova forma de fazer música online com os amigos, na última quinta-feira (18). O Shared Piano (ou Piano Compartilhado, em português) é um site que disponibiliza um piano virtual com vários sons diferentes para tocar músicas diretamente no navegador. A ferramenta permite reunir até 10 pessoas simultaneamente na mesma sala. Dessa forma, ao tocar o instrumento, todos os membros poderão ouvir e acompanhar o som, criando músicas compartilhadas ao vivo.

Para criar uma sala no Shared Piano, basta acessar o site do projeto (g.co/sharedpiano), sem precisar fazer login ou baixar programas. Depois, é só enviar o link para os amigos para criar as músicas juntos. O site funciona no Google Chrome, no Microsoft Edge e no Safari, e o usuário pode tocar o instrumento usando o cursor do mouse, o próprio teclado do PC ou um teclado MIDI conectado ao USB. No celular, o teclado apresenta uma versão reduzida, e pode ser utilizado com o toque na tela.

Google Shared Piano permite criar música online com amigos — Foto: RodrigoFernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Além do som do próprio piano, o site permite tocar vários instrumentos pelo teclado virtual, como bateria, sintetizador e instrumentos de corda e sopro. Cada pessoa da sala é representada na tela por um emoji de animal, facilitando a identificação do responsável por cada toque.

Ao tocar as músicas, o Shared Piano mantém um histórico dos sons representados por faixas coloridas na tela, permitindo que os usuários retornem para determinado ponto da canção usando a barra de rolagem. Entre as configurações musicais, o site permite escolher o número de oitavas exibidas no teclado e determinar se o usuário deseja visualizar o nome das notas ou não.

Veja também: como aprender músicas com aulas em vídeo no app Cifra Club

Como aprender músicas com aulas em vídeo no app Cifra Club

Como aprender músicas com aulas em vídeo no app Cifra Club

O Shared Piano faz parte do projeto Google Music Lab, que integra o Experiments with Google, e está em fase beta, mas funciona para qualquer usuário que acessar o site. Além dos momentos de diversão, a ferramenta pode ser utilizada para aulas de música durante a pandemia, ensaios de artistas ou até para composições conjuntas de profissionais em suas próprias casas.

Google Shared Piano — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O Google possui outras iniciativas na Web que permitem criar músicas online dentro do programa Google Music Lab. O Song Maker, por exemplo, permite criar música por meio de um sequenciador de notas e batidas de vários instrumentos. Nos outros experimentos, é possível conhecer ritmos, cordas, ondas sonoras, harmonias, oscilações e outros assuntos para brincar ou estudar música pela Internet.

Mais do TechTudo