Video game

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O PlayStation 5 (PS5) e o Xbox Series X têm visuais bem distintos. A Sony finalmente revelou o design do PS5 na última quinta-feira (11). O novo console da Sony aposta num formato moderno, inova com o uso de duas cores e acaba bem diferente do Xbox Series X da Microsoft, que tem aparência mais comportada e design em formato de torre. A apresentação da Sony não divulgou detalhes como peso e as dimensões físicas do console, o que limita as comparações e exige alguma dose de especulação na hora de comparar as diferenças de design entre o novo PlayStation e seu rival.

PS5 terá opção digital, algo inédito para a Sony — Foto: Divulgação/Sony

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Refrigeração e design

Executivo da Sony afirma que design do PS5 foi pensado para ser agradável no sala de estar — Foto: Divulgação/Sony

A aparência deve ser considerada, mas como dissipar o calor produzido pelo console durante seu funcionamento é o fator mais importante no design. A torre em forma de paralelepípedo da Microsoft, por exemplo, tem esse formato para facilitar a circulação do ar. A ideia é que o console aspire ar por baixo, faça com que ele circule no seu interior para trocar calor, e use o topo como exaustor do ar quente. O formato escolhido pela Microsoft prioriza função antes da forma e promete facilitar a refrigeração do console.

A Sony já adiantou, na transmissão em que revelou as especificações do PS5, que aposta em um sistema inovador de refrigeração para evitar o barulho alto do console em funcionamento, crítica bastante recorrente em relação ao PlayStation 4 (PS4) e PS4 Pro. Os detalhes acerca do sistema de refrigeração do PlayStation 5 ainda não foram confirmados, mas é possível que seu design inovador tenha profunda relação com a necessidade de dissipar calor sem ser tão barulhento, já que o console pode ser 100 vezes mais rápido que o seu antecessor.

Jim Ryan, CEO da divisão PlayStation da Sony, disse em entrevista à BBC que o design do console tem a preocupação de oferecer algo elegante para a sala de estar das pessoas, ambiente em que os consoles são mais comuns.

Dimensões

Usuários extrapolam comparações a partir do tamanho do drive de Blu-Ray e das portas USB — Foto: Reprodução/Twitter

Ainda é cedo para dizer com precisão a diferença de tamanho entre os dois consoles, já que a Sony não confirmou as dimensões do produto. Mas usuários de comunidades de Internet têm usado como referência o tamanho das portas USB aparentes no PS5 – que são sempre iguais – para fazer comparações entre o PlayStation 5 e outros consoles, inclusive o Xbox Series X da Microsoft.

Considerando que essas imagens estão corretas e refletem diretamente a diferença de proporção entre os aparelhos, o PlayStation 5 acaba mais alto que o Xbox Series X, para uso na vertical, ou mais longo, no uso horizontal – o que é permitido nos dois aparelhos.

Cores

Xbox é mais discreto com cores sóbrias — Foto: Divulgação/Xbox

O que chama mais atenção no console da Sony é o contraste de cores, com uso de preto e branco, além de LEDs em azul. O uso de dois tons de cores foge da tradição da Sony, sempre mais conservadora nos lançamentos de seus consoles: o PlayStation 1 (PS1) era cinza e PlayStation 2 (PS2), PlayStation 3 (PS3), PlayStation 4 (PS4) e PS4 Pro chegaram ao mercado primeiramente em versões de cor preta.

Nesse quesito, o Xbox é mais sóbrio e discreto, com cor escura sólida e sem contrastes. O último console da Microsoft a apostar em tons mais claros foi o Xbox 360, lançado no mercado em branco com elementos em prata e verde.

Veja o que esperar do PlayStation 5 (PS5), próximo console da Sony

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

Controles e acessórios

Sony revelou linha completa de acessórios para o PS5 — Foto: Divulgação/Sony

A Sony também mostrou o primeiro conjunto de acessórios do PS5: além do controle DualSense, que já havia sido apresentado, o novo PlayStation apareceu acompanhado de novo headset Pulse 3D – que recupera o nome Pulse usado nos fones oficiais do PlayStation 3 (PS3) – controle multimídia, base carregadora dos controles e câmera HD. Todos os acessórios repetem a mesma linguagem de design limpo que apresenta cor branca como dominante.

Já a Microsoft ainda não mostrou todos os seus acessórios, focando principalmente no controle. O controle do Xbox Series X tem poucas mudanças em relação aos modelos usados atualmente no Xbox One: o direcional mudou de formato e o controle ganhou botão “Compartilhar” exclusivo.

Já do lado da Sony, o repertório de botões é o mesmo do atual DualShock 4. A grande diferença é o formato e as cores em contraste, além da chegada da porta USB-C – também disponível no Xbox. De resto, as duas propostas também diferem na energia. O DualSense usa bateria integrada, que não pode ser removida, a exemplo dos controles usados no PS3 e PS4. Já o Xbox Series X segue usando pilhas (solução que a Microsoft defende por ser mais flexível).

Mais do TechTudo