Video game

Por Felipe Vinha, para o TechTudo


A Sony revelou vários jogos e o design do PlayStation 5 (PS5) em um evento online, transmitido na quinta-feira (11). Como o videogame chega ao mercado ainda este ano, os donos do PlayStation 4 (PS4) começam a pensar em atualizar o equipamento, mas será que vale a pena mudar de console, sem levar em conta os novos games?

Saiba algumas das principais diferenças visuais e funcionais que o PlayStation 5 deve trazer em relação ao PS4, inclusive sobre os acessórios, e se prepare para receber a nova geração. Vale lembrar que o PS5 tem previsão de lançamento para o fim de 2020, porém ainda sem data específica ou preço definido.

Sony divulgou a aparência do PS5 e todos os acessórios — Foto: Reprodução/Sony

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Visual geral

As medidas oficiais do PS5 ainda não foram divulgadas pela Sony, mas é possível fazer uma comparação usando a entrada de CD do console, revelando que o PS5 é maior que o PS4 em comprimento. Isso fica claro quando ele está na posição “em pé”, que parece ser o novo padrão para a empresa. Mesmo o PS4 Pro, maior versão do console, não chega ao tamanho do PS5.

PS4 e PS5 têm diferenças gerais no visual — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Além disso, a maior diferença entre os consoles, claro, está na cor. O PS4 só existe em modelos pretos por padrão – descontando eventuais edições especiais e temáticas de jogos. Já o PS5 terá um misto entre preto e branco, com maior destaque nas partes claras.

Funcional

Como citado, o PS5 parece ter uma posição padrão “de pé”, apoiado em uma pequena base que o mantém na vertical. Porém, será possível usar o console também deitado, na horizontal.

PS5 também terá opção horizontal — Foto: Divulgação/Sony

Já o PS4 tem apenas a opção horizontal. O aparelho nunca foi anunciado pela Sony com uma opção para ser utilizado na vertical, mesmo nos primeiros anúncios e no lançamento. Na prática, não muda nada, mas pode impactar na forma como o jogador arruma a estante onde fica o console.

Saiba mais: veja as previsões para o PS5

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

PS5 (Playstation 5) com novos jogos?O que esperar do console da Sony

Digital e físico

A Sony inova ao trazer o PS5 em duas opções: uma com entrada para discos Blu-Ray para jogos e filmes, outra sem entrada para disco, compatível apenas com conteúdo digital, como games baixados na PSN. Os preços não foram revelados, mas há uma tese de que a edição digital seja mais barata.

PS5 terá opção digital, algo inédito para a Sony — Foto: Divulgação/Sony

O PS4 nunca teve esta segunda opção totalmente digital. Ainda que muitos jogadores optem por comprar apenas games baixados na PSN, todos os modelos do PS4 acompanham entrada para discos de jogos ou filmes.

Controles

Como já havia sido revelado, o DualSense é o novo controle do PS5. Ele acompanha inúmeras mudanças, que vão além do nome. Gatilhos adaptados e sensor de feedback tátil são algumas das principais inclusões do DualSense, que também terá microfone embutido e novas formas de jogar com sensores.

DualSense tem inúmeras inovações — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Tudo isso é uma enorme mudança em relação ao DualShock 4, do PS4. O atual controle da Sony se parece bastante com o DualShock 3, do PS3, trazendo como adições um painel sensível ao toque, alto-falante, entrada para fone de ouvido e um trecho luminoso. Já o DualSense substitui as caixas de som pelo microfone, muda o material para deixar o controle mais fácil de segurar e sem escorregões, além da evolução dos botões.

Fones de ouvido

O PS5 já foi anunciado com um fone de ouvido oficial da Sony, mas pouco se sabe sobre seu nome ou especificações técnicas. Ele não virá com o console no pacote mais básico, apenas em edições especiais, e será vendido separadamente. Assim como o PS5, o fone de ouvido é branco e deve utilizar comunicação Bluetooth. O PS4 tem algumas opções já lançadas de fones de ouvido oficiais da própria Sony, mas todos eles devem ser compatíveis com o PS5, graças à tecnologia Bluetooth.

Ainda sem detalhes, fone de ouvido acompanha a cor do PS5 — Foto: Divulgação/Sony

Mais do TechTudo