Segurança

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Pesquisadores de segurança digital da Check Point anunciaram, nesta quinta-feira (9), a descoberta de uma nova variante do malware Joker para Android. Os especialistas estimam que os 11 aplicativos com o código malicioso somaram mais de 500 mil downloads na Google Play Store. Os apps infectados já foram removidos pelo Google. O malware Joker costuma ser usado para realizar fraudes de cobrança em larga escala.

A ameaça é um spyware e discador premium — ou seja, inscreve a vítima em serviços pagos sem que ela saiba. O Google já chegou a banir mais de 1,7 mil aplicativos com o código na Play Store, identificados por especialistas de segurança em outras operações. A empresa disse, na época, que a ameaça foi uma das mais persistentes com as quais lidou nos últimos anos.

Joker: malware tem nova variante e apps foram baixados mais de 500 mil vezes — Foto: Pond5

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O spyware consegue enganar as proteções da Google Play Store se passando por aplicativos de aparência legítima. A ação pode passar despercebida no smartphone do usuário por um bom tempo. Na avaliação dos pesquisadores da Check Point, foi possível observar que o Joker não tenta carregar o payload (carga da transmissão de dados) malicioso, facilitando a passagem do malware nas proteções do Google Play Protect.

Segundo o pesquisador de dispositivos e aplicativos móveis da Check Point que identificou a nova variante do malware, Aviran Hazum, o método descoberto esconde o código malicioso dentro de um arquivo chamado "Android Manifest" de um app legítimo. "O arquivo de manifesto fornece informações essenciais sobre um aplicativo — como nome, ícone e permissões para o sistema Android — que o sistema deve ter para poder executar qualquer código do aplicativo", diz o especialista.

Sendo assim, Hazun explica: "o malware não precisa acessar um servidor C&C (Command & Control), que é um computador controlado por um cibercriminoso usado para enviar comandos a sistemas comprometidos por malware, para baixar o payload que é a parte do malware que executa a ação maliciosa".

Como se proteger

O Joker é um malware silencioso e isso pode dificultar a sua identificação. Por isso, é importante manter um antivírus instalado no celular. Os aplicativos infectados já foram removidos da Play Store, mas os especialistas alertam para a possibilidade de o malware se adaptar e surgir novamente.

É importante evitar a instalação de aplicativos de origem duvidosa no celular, além de verificar as faturas do celular e do cartão de crédito, para conferir se existe alguma inscrição ou assinatura indevida em seu nome.

Como remover vírus em um celular Android

Como remover vírus em um celular Android

Qual o melhor antivírus otimizador para Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo