Smartwatches

Por Paulo Alves, para o TechTudo

Reprodução/Twitter @TechTalkTV

A Samsung deve incluir um recurso que já salvou vidas pelo mundo com a chegada do Galaxy Watch 3. O smartwatch previsto para ser lançado na semana que vem deverá trazer detecção de queda, algo que o Apple Watch já oferece. A função foi flagrada em uma atualização do aplicativo que sincroniza as informações entre o relógio e o smartphone.

O aparelho já havia tido diversas imagens vazadas em junho. Elas mostraram um design com dois botões e moldura rotativa que havia sido abandonada no Galaxy Watch Active 2. A expectativa é que o lançamento ocorra em 5 de agosto no evento Unpacked, que também contará com o anúncio do smartphone Galaxy Note 20 e possivelmente a apresentação do Galaxy Z Fold 2.

Aplicativo da Samsung mostra suposto recurso de emergência do Galaxy Watch 3 — Foto: Reprodução/XDA Developers

Uma demonstração do aplicativo da Samsung mostra que o Galaxy Watch 3 poderá identificar uma queda sofrida pelo usuário e dar um tempo para que a pessoa toque um botão para confirmar que está bem. Caso contrário, o dispositivo envia mensagens e inicia uma chamada para os contatos de emergência cadastrados.

A funcionalidade se parece com a oferecida pelo relógio da Apple. Desde o Apple Watch 4, de 2018, a empresa acumula relatos de usuários que dizem ter sido salvos após um acidente ou problema de saúde em que o smartwatch atuou para chamar ajuda automaticamente.

Aviso de queda grave está presente desde o Apple Watch Series 4 — Foto: Reprodução/Apple com Arte/TechTudo

O aplicativo também traz instruções sobre como realizar gestos para ligações. O Galaxy Watch 3 deverá permitir que o usuário chacoalhe o pulso para recusar ou encerrar uma chamada ou que abra o punho para atendê-la sem precisar tocar na tela.

Galaxy Watch 3 poderá permitir atender ou recusar chamadas com gestos — Foto: Reprodução/XDA Developers

Segundo o portal 9to5Google, o novo relógio da Samsung também irá trazer mais mostradores virtuais. Além disso, o aparelho poderá permitir adicionar vários de uma vez e usar a função “embaralhar” para mesclar diferentes layouts usados com frequência.

Galaxy Watch Active 2: lançamento de 2018 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Ainda não se sabe se o Galaxy Watch 3 será lançado no Brasil. O Galaxy Watch Active 2, por exemplo, foi apresentado no exterior em agosto de 2019 e chegou ao Brasil em outubro por R$ 1.999. Atualmente, o modelo pode ser encontrado no varejo online por cerca de R$ 1.600 a depender da oferta do dia.

Com informações de XDA Developers e 9to5Google

Galaxy Z Flip: saiba tudo sobre o celular da Samsung

Galaxy Z Flip: saiba tudo sobre o celular da Samsung

Mais do TechTudo